O e-mail marketing para a saúde é uma das mais importantes ferramentas de comunicação entre as clínicas médicas e seus pacientes, ajudando a manter o relacionamento com o público por meio do envio de mensagens eletrônicas. Esta é uma estratégia de marketing médico digital que aproveita um canal de comunicação direto e extremamente flexível ainda muito utilizado pelas pessoas.
Uma vez que lida diretamente com o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, o e-mail marketing para a saúde necessita de cuidado e responsabilidade. Além de planejamento, é preciso ter atenção especial em relação ao conteúdo que está sendo enviado, sempre respeitando as normas do Conselho Federal de Medicina (CFM) e tratando os assuntos com delicadeza e clareza.
Tipos de e-mail marketing para a saúde
Existem diferentes maneiras de utilizar a comunicação por e-mail em uma estratégia de marketing médico, cada qual com um objetivo e público diferentes. As principais categorias de e-mail marketing existentes são:
- Promocional;
- Newsletter;
- Convite;
- Boas-vindas.
No caso do e-mail marketing para a saúde, é possível adicionar alguns tipos de comunicação personalizada a esta área de atuação. Uma funcionalidade que pode ser muito útil para as clínicas, por exemplo, é a confirmação de consultas e envio de pesquisa de satisfação. É importante planejar a estratégia de acordo com as necessidades e cotidiano da clínica.
5 dicas de e-mail marketing para sua clínica
O e-mail marketing é uma ferramenta que pode ser muito eficaz para consultórios médicos que desejam educar e fidelizar seus clientes por meio do relacionamento. Para alcançar os resultados esperados, porém, é necessário bastante planejamento e eficiência. Confira algumas dicas essenciais para utilizar esta estratégia da melhor forma.
Personalize
Nenhum cliente quer ser tradado como “apenas mais um”, especialmente quando o assunto é sua saúde. Por isso, é fundamental personalizar os e-mails enviados, jamais disparando o mesmo conteúdo para toda sua lista. É importante segmentar os contatos de acordo com as características, interesses e etapa que eles se encontram em sua jornada de compras.
Adote a linguagem adequada
No e-mail marketing para a saúde, a linguagem deve ser pensada cuidadosamente para transmitir a seriedade esperada de uma clínica, mas sem utilizar muitos termos técnicos difíceis de entender. Caso seu conteúdo seja enviado também a outros profissionais de saúde, pode ser necessário elaborar um e-mail mais formal e técnico especificamente para este público.
Ofereça conteúdo de valor
Muitas pessoas acreditam que trabalhar com e-mail marketing significa apenas enviar conteúdos promocionais, mas a verdade é que muitos dos contatos ainda se encontram no chamado “topo de funil” e precisam ser educados a respeito do assunto. Invista em conteúdos relevantes e de valor.
Tenha periodicidade moderada
Jamais lote a caixa de entrada de seus clientes. Campanhas de e-mail marketing para a saúde que são bem gerenciadas têm um cronograma planejado de envios, sem bombardear o consumidor com conteúdo irrelevante ou repetido. É importante que sua comunicação seja periódica, mas sem ser exagerada.
Mensure resultados
Acompanhar os resultados alcançados por seus e-mails é a melhor forma de mensurar e entender a repercussão de suas campanhas, analisando onde e como é possível melhorar.