Acompanhar as métricas de Inbound Marketing é uma das formas de entender se você está no caminho certo com suas ações e se o seu dinheiro está sendo bem (ou mal) investido.
Por meio do acompanhamento das métricas é possível redirecionar investimentos e contornar possíveis erros em campanhas em todas as etapas do funil de vendas.
Mas quais são essas métricas importantes de acompanhar? Confira a seguir nossa lista.
5 métricas de Inbound Marketing
Entre as principais métricas de Inbound Marketing estão:
- Tráfego,
- Taxa de conversão de visitantes em leads,
- Custo Por Lead (CPL),
- Taxa de abertura de emails ,
- ROI (Retorno sobre o investimento).
Entenda mais sobre cada uma, logo a seguir.
1. Tráfego
Um dos objetivos do Inbound Marketing é atrair usuários para as páginas da empresa, seja no site ou no blog.
Um dos pilares do funil de vendas é, exatamente, a atração. Estratégias como publicação em redes sociais, anúncios pagos, SEO e marketing de conteúdo possuem esse objetivo.
Logo, medir o volume de tráfego nas páginas do negócio é uma das metas do Inbound Marketing.
Um problema nessa fase pode contribuir para dificuldades em todas as demais etapas do Inbound Marketing.
Nesse sentido também é possível avaliar quanto de tráfego cada canal destinado a isso traz para a empresa, identificando quais estão performando melhor.
Ao identificar que um canal não está gerando retorno esperado sua empresa pode reavaliar a estratégia usada para que ele passe a funcionar melhor ou poderá redirecionar o investimento para áreas que tragam melhores resultados.
2. Taxa de conversão de visitantes em leads
Uma vez que os usuários acessam suas páginas é importante que sua empresa seja capaz de retê-los, para isso uma série de estratégias para converter visitantes em leads podem – e devem – ser executadas.
Transformar visitantes em leads também é uma das grandes premissas de uma estratégia de Inbound Marketing, que busca realizar a nutrição dos leads, facilitando a caminhada deles pelas jornadas de compra, de maneira mais eficiente, a partir do compartilhamento e gestão de conteúdo relevante.
A taxa de conversão de leads deve ser calculada:
número de leads / número de pessoas que acessaram suas páginas
É claro que para calcular essa métrica do Inbound Marketing é fundamental que haja formulários de conversões nas páginas, do contrário não há maneira do visitante se tornar um lead.
Existem outros tipos de taxas de conversão que podem ser medidas no Inbound Marketing:
- taxa de conversão de leads qualificados,
- taxa de conversão de vendas em relação ao total de cliques (métrica bastante usada para medir a efetividade de campanhas de e-mail marketing).
Leia mais sobre como melhorar a taxa de conversão de leads no artigo “Como gerar leads qualificados: 4 estratégias para acelerar seu processo de vendas”.
3. Custo Por Lead (CPL)
Quanto sua empresa gastou para converter um visitante em lead?
Muitas vezes as taxas de conversão estão muito boas, mas o custo com o qual nossa empresa está arcando está tornando o CAC, custo de aquisição de clientes, muito alto, reduzindo de maneira perigosa a margem de lucro da empresa.
Para calcular essa métrica de Inbound Marketing:
total de investimento realizado em publicidade / número de leads gerados
Tudo isso deve considerar um período específico.
De maneira geral, seu objetivo deve ser sempre reduzir o custo de aquisição por lead, a partir da otimização das suas campanhas.
4. Taxa de abertura de emails
Se você trabalha com e-mail marketing sabe como essa estratégia é decisiva para os resultados de Inbound da sua empresa.
O e-mail marketing é o principal canal de nutrição de leads usado pelas empresas para:
- criar relacionamento,
- compartilhar conteúdo,
- enviar ofertas,
- avançar os leads pelo funil de vendas e mais.
Por isso, medir a taxa de abertura de e-mails é tão importante para as empresas que investem em Inbound Marketing. Sem a abertura do e-mail, parte de todo o trabalho feito até o momento é perdido.
Lembre-se que a ideia geral por trás da estratégia é atrair usuários, convertê-los em leads, nutrir esses leads e gerar vendas.
Para ajudar a melhorar as taxas de abertura de e-mail marketing certifique-se de:
- segmentar seus contatos e a comunicação com os leads,
- criar bons assuntos de e-mail,
- monitorar os resultados.
5. ROI (Retorno sobre o investimento)
ROI é a grande métrica de Inbound Marketing. Na verdade essa é uma métrica que deve ser medida para todas as ações de marketing em todos os canais. Afinal, quando uma empresa investe em marketing ela faz isso com um objetivo claro: gerar mais vendas e aumentar o faturamento e o lucro da empresa.
A fórmula para calcular o ROI é:
faturamentos – investimentos / investimentos
Nesse cálculo você deve reunir todas as ações e investimentos realizados em marketing, em um determinado período.
Para medir o retorno do Inbound Marketing, inclua apenas os valores dessa estratégia.
Lembre-se que o acompanhamento das métricas de Inbound Marketing deve ser contínuo. Ferramentas de coleta e acompanhamento de dados permitem que você e sua equipe façam isso em tempo real.
Para tornar mais eficiente, não apenas a gestão de métricas, mas toda a sua estratégia, você deve investir em um software de automação de Inbound Marketing, que torna as ações mais eficientes e permite o acompanhamento dos indicadores.
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