Como trabalhar com SEO para agência

Como trabalhar com SEO para agência

Você gostaria de saber como trabalhar com SEO para agência?

Muitas agências buscam formas de melhorar seus resultados utilizando tráfego orgânico, e uma das melhores opções para isso é através da otimização de sites para sistemas de busca.

Neste artigo, nós te daremos algumas dicas para começar a criar seu próprio planejamento para trabalhar com SEO.

Trabalhar com SEO para agência: O que é SEO?

SEO significa Search engine optimization. Isto é, trata-se de um processo que pode otimizar seu conteúdo para alcançar maior público em sistemas de busca.

Quanto melhor otimizado o seu site é para motores de busca como o Google, mais provável o seu site seja melhor classificado nas primeiras posições nos resultados de busca por palavras-chave, ou seja, que são relevantes para o seu negócio ou oferta de produto/serviço.

Veja também nosso artigo sobre SEO e Marketing Digital.

Por isso, o SEO é tão importante e fundamental para diversos segmentos de negócio.

Trabalhar com SEO para agência: Crie um site de qualidade

Além disso, um ponto importante para se trabalhar com SEO para agência é desenvolver um site adequado com as boas práticas de desenvolvimento web. No entanto, você não precisa ser necessariamente um programador para criar seu site com qualidade.

Claro que, entender questões em técnicas como a utilização de JavaScript, CSS ou HTML é uma habilidade útil, mas é possível desenvolver um site sem a necessidade compreender esses termos técnicos com profundidade.

Sendo assim, gerenciadores de conteúdo, como o WordPress, podem te ajudar a criar sites profissionais e preparados para serem otimizados para SEO. Mas, para se especializar em WordPress, existem treinamentos como o WpSamurai que podem te ajudar a desenvolver seus sites.

Além de mais simples de serem criados, é possível também desenvolver sites rapidamente do que criando todas as rotinas do zero.

Posteriormente, parte do processo de otimização é garantir que todas as partes de suas páginas web sejam também adequadas à dispositivos móveis. Por isso, você ter site desenvolvido com qualidade torna mais fácil para os motores de busca para escanear ou identificar suas páginas e seu conteúdo.

Trabalhar com SEO para agência: Faça corretamente sua pesquisa de palavras-chave

Assim, com seu site construído, chegou o momento de fazer um bom planejamento de palavras-chave.

Isso porque, quando se quer trabalhar com SEO para agência, você não pode otimizar o site sem saber os potenciais clientes estão procurando do produto ou serviço.

Há diversas formas de planejar quais palavras-chave devem ser otimizadas. Por exemplo, se sua agência está no Rio de Janeiro, então você pode considerar as seguintes variações de palavras-chave:

  • Agência de criação de sites no Rio De Janeiro
  • Criação de Sites no Rio de Janeiro
  • Criação de Sites RJ

Assim, procure pensar sobre o que os potenciais clientes podem estar procurando e anotem suas ideias em um bloco de notas.

Existem diversas ferramentas especializadas no planejamento de palavras chave que podem te auxiliar nessa tarefa. Algumas delas são por exemplo:

  • BuzzSumo – isto é, um agregador de tópicos de notícias que lhe permite ver o conteúdo mais compartilhados e populares online. Principalmente, esta é uma boa ferramenta para encontrar novos e trending tópicos e palavras-chave.
  • Ahrefs – É uma ferramenta que pode te ajudar a encontrar ideias de conteúdos, e também visualizar o conteúdo mais acessado de determinadas páginas, além de uma visão geral da força de domínio de seus concorrentes.
  • SpyFu – isto é, outra ferramenta que permite verificar sites concorrentes e obter mais informações sobre as atividades de SEO e tráfego pago.
  • Sugestões do Google – Principalmente, a ferramenta auto-sugestão pode ser um bom lugar para encontrar mais palavras-chave e palavras-chave semelhantes que o Google encontra e que pode te ajudar a ampliar a sua lista de palavras-chave.
  • Ferramenta de palavras-chave do Google Ads – embora seja uma ferramenta de utilizada para tráfego pago, esta ferramenta pode ajudar a descobrir palavras-chave que são semelhantes e que estão relacionados com o tópico principal.

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Crie conteúdo de alto valor

Principalmente, com a sua seleção de palavras-chave bem definidas, chegou o momento de trabalharmos com o conteúdo.

Além disso, o conteúdo é eficaz em atrair os motores de busca e ajudar a sua organização a fazer conexões com os visitantes do site.

Quanto mais qualidade, melhor classificação terá suas páginas nos resultados de sistemas de busca.

Além disso, quanto melhor for seu conteúdo, mais provavelmente seus visitantes passarão mais tempo em seu site e por consequência, maior será sua taxa de conversão.

Principalmente, o segredo para a criação de conteúdo, que é otimizado tanto para os motores de busca quanto para seus visitantes, é criar um conteúdo bem escrito e sobre temas que são mais relevantes para o seu público.

Aqui estão apenas alguns tipos de conteúdo que você pode se concentrar para ajudar a melhorar a sua oferta de conteúdo e, assim, o seu motor de busca rankings:

  • Em primeiro lugar, posts e artigos do blog;
  • Posteriormente, conteúdo das redes sociais;
  • Em seguida, livros digitais;
  • Tutoriais e guias passo a passo;
  • Vídeos e áudio;
  • E por fim, infográficos ou outro conteúdo visual

Embora a criação de conteúdo exija investimentos e recursos, o tráfego de qualidade irá compensar no final. Além disso, os motores de busca privilegiam um conteúdo extenso e os consumidores precisam de conteúdo de qualidade para entender melhor sua oferta.

SEO On Page

trabalhar com SEO para agência

Este é um importante passo para trabalhar com SEO para agência. Mas, com o conteúdo corretamente criado, é preciso otimiza-lo para melhor ser encontrado e torná-lo mais posicionável em sistemas de busca.

Sendo assim, aqui estão apenas alguns dos fatores SEO na página que podem ajudá-lo a melhorar o seu ranking de pesquisa:

  • Title – a tag title em cada página diz aos motores de busca sobre o que sua página é. Assim, isto deve ser de 70 caracteres ou menos, incluindo tanto a palavra-chave em que o seu conteúdo se concentra e o seu nome comercial.
  • Meta-descrição: Isso porque, ela diz aos motores de busca um pouco mais sobre o conteúdo do seu artigo. Assim, você deve incluir a sua palavra-chave e também fornecer detalhes suficientes para dizer ao leitor sobre o conteúdo.

Fatores essenciais

  • Tags de título e subtítulo –  Você deve usar as tags H1, H2, e H3 para ajudar os motores de busca a entender melhor seu conteúdo e como ele está estruturado. Visitantes também podem se beneficiar com o conteúdo claro e com leitura agradável.
  • Links internos – construção de links internos, ou hiperligações para outros conteúdos em seu site, pode ajudar os motores de busca a aprender mais sobre o seu site. Por exemplo, se você está escrevendo um post sobre otimização de sites, você pode linkar para conteúdos complementares em seu próprio site.
  • Atributo Alt  – se você estiver usando imagens no seu site ou dentro do conteúdo do seu blog, você deve incluir a sua palavra-chave dentro da propriedade da imagem . Ao incluir esta informação, você a mostra ao sistema de busca do que se trata seu conteúdo.

Construir ligações internas entre as suas páginas, criar um sitemap e submeter o seu sitemap para os motores de busca pode ajudar a melhorar a rastreabilidade do seu conteúdo, e dessa forma, ter mais resultados nas buscas

SEO Off Page

Este é uma das principais atividades quando se quer trabalhar com SEO para agência.

Além dos elementos de SEO na página que sua organização tem controle, há também fatores de SEO Off-page que podem impactar o seu ranking.

Fatores de SEO Off-Page

Embora você não tenha controle direto sobre esses fatores off-page, há maneiras que você pode melhorar suas chances de ter esses fatores funcionar a seu favor.

Aqui estão alguns dos diferentes fatores SEO off-page que podem impactar o seu motor de busca rankings:

  • Confiança – Isto é, confiança está se tornando um fator cada vez mais importante no posicionamento de um site. É assim que o Google determina se tem um site legítimo em que os visitantes possam confiar. Uma das melhores maneiras de melhorar a confiança é construindo backlinks de qualidade a partir de sites que têm autoridade.
  • Links – uma das maneiras mais populares de construir off-page SEO é através de backlinks. Em vez disso, tome o tempo para construir relacionamentos com influenciadores e fãs que criam conteúdo de qualidade e atribuir um link para seu site.
  • Social – outro importante fator off-page do SEO são sinais sociais, tais como curtidas e compartilhamentos. Quanto mais conteúdo de qualidade publicar, maior a probabilidade de as pessoas compartilharem o seu conteúdo com os outros.

Embora você não tenha controle direto sobre o que acontece fora de sua organização, você pode aumentar suas chances de melhorar o SEO Off-page simplesmente criando conteúdo de qualidade que outros acharão valioso.

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