Como utilizar redes sociais na odontologia?

Como utilizar redes sociais na odontologia?

Estima-se que atualmente cerca de 150 milhões de brasileiros sejam usuários ativos nas redes sociais. Sendo que, em média, esses internautas gastam aproximadamente 6 horas e 54 minutos navegando nessas plataformas digitais.

Ainda que a principal finalidade desse uso diário esteja relacionado com o entretenimento e com a manutenção do relacionamento com os amigos e familiares, cada vez mais a internet tem sido utilizada como forma de descobrir novas lojas e empreendimentos, bem como, serviços e produtos.

E isso inclui o atendimento médico e odontológico. Assim, tem sido cada vez mais comum que as redes sociais sejam fontes de descoberta e avaliações acerca de operadoras de plano dental para empresa ou de consultórios odontológicos de qualidade.

Por isso, investir nas estratégias de marketing digital voltadas para as plataformas sociais pode ser uma ótima forma de atrair novos pacientes, marcar presença no mercado, construir relacionamentos mais duradouros com o público e fazer o seu consultório crescer.

Benefícios do marketing digital para os dentistas

As redes sociais é um local que preza muito pela imagem e consequentemente pela beleza. Por isso, este é também um ambiente em que as pessoas pesquisam muito sobre procedimentos e tratamentos que estimulam essa perfeição.

Desta forma, a utilização desses meios como forma de divulgar serviços de plano empresarial odontologico ou procedimentos realizados no seu consultório dentário, se tornou uma prioridade para muitos empresários do segmento.

Afinal, a presença online da sua marca garantirá a visibilidade do seu negócio, a construção de uma aproximação com o público e uma vantagem competitiva importante em relação aos demais concorrentes.

Além disso, o uso do marketing digital também promove benefícios importantes, como:

  • Segmentação do público;
  • Construção de uma figura de autoridade no mercado;
  • Credibilidade;
  • Visibilidade;
  • Facilidade na interação com os clientes;
  • Mensuração de dados;
  • Personalização do atendimento, entre outros.

Tudo isso permite um atendimento mais assertivo e satisfatório, fazendo com que os pacientes se fidelizem ao serviço prestado pela sua empresa e ainda divulguem gratuitamente esse atendimento para amigos e parentes.

Como usar as redes sociais na odontologia?

Ainda que a produção de conteúdo digital tenda a produzir um efeito muito positivo na captação de novos pacientes, na fidelização dos clientes e na construção da reputação da marca, para que essas ações sejam bem feitas é muito importante que essas estratégias sejam devidamente planejadas e executadas.

Assim, é possível fazer com que as postagens sejam efetivas na valorização dos profissionais, na transmissão da importância do acompanhamento odontológico e no estímulo à realização de consultas mais frequentes.

Por isso, é importante se atentar com:

  1. Escolha as redes ideais

A escolha das plataformas sociais ideais para serem utilizadas é essencial no processo de introdução do marketing digital aos consultórios odontológicos.

Isso ocorre pois como existem diversos recursos disponíveis, cada um desses mecanismos tem especificações que melhor se adaptam ao seu tipo de negócio.

Além disso, cada rede social possui um público com características e interesses específicos. Desta forma, é preciso se certificar que os investimentos gastos estão sendo direcionados precisamente para as pessoas com mais chances de conversão.

  1. Marketing de conteúdo

Após a escolha das melhores plataformas digitais, a produção de conteúdos qualificados é um dos passos mais utilizados pelos consultórios odontológicos. Afinal, através desses materiais você pode chamar a atenção dos pacientes e apresentar o serviço disponibilizado.

Assim, por meio de vídeos sobre a importância do plano odontologico para empresas ou sobre como funcionam os tratamentos dentários cosméticos, é possível realizar uma publicidade indireta da sua empresa, demonstrando a expertise dos seus profissionais e incentivando o engajamento.

  1. Utilize as estratégias de SEO

É praticamente impossível falar de marketing digital sem mencionar o SEO. Também conhecido como Search Engine Optimization, essa ferramenta publicitária visa tornar os conteúdos produzidos mais atraentes para o algoritmo utilizado pelas plataformas de busca.

Sendo assim, quando os pacientes buscarem termos como “plano dental empresarial”, esses buscadores indicarão o seu conteúdo e consequentemente a sua página, como sendo o mais indicado para essas pessoas.

Isso aumenta a visibilidade da sua clínica odontológica e ainda auxilia na construção de uma credibilidade maior para a sua empresa.

  1. Atente-se com as limitações impostas pelo conselho de ética

Do mesmo modo como existem as postagens ideais para serem compartilhadas nos perfis institucionais odontológicos, também é preciso se atentar com as limitações traçadas pelo Conselho Federal de Odontologia, que limitam os conteúdos relacionados aos anúncios, propagandas e publicidade.

Por exemplo, ao publicar um texto sobre como o plano dental para mei pode facilitar a frequência do acompanhamento odontológico, é proibido a divulgação de preços cobrados por serviços, anúncios de ofertas gratuitas ou propagandas enganosas.

Além disso, é vetada a postagem de imagens de antes e depois, consultas ou diagnósticos, propaganda de tratamentos que não possuam comprovação científica, divulgação de dados pessoais dos pacientes sem autorização prévia, entre outros. 

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

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