Importância das ferramentas de avaliação de sites

Importância das ferramentas de avaliação de sites

O uso crescente da web para promover marcas faz com que a avaliação de sites seja determinante para o sucesso de um negócio no meio digital. O endereço eletrônico é o cartão de visitas dos negócios.

Portanto, nada mais natural do que condicionar a primeira impressão dos clientes de primeira viagem.

O desempenho de um site envolve vários fatores, dentre os quais destacamos:

  • Velocidade de carregamento;
  • Design responsivo;
  • Boa navegabilidade;
  • Conteúdo relevante.

Esses e outros pontos são analisados pelos algoritmos do Google na hora de definir a relevância de cada página nos resultados de busca.

Então, o site corporativo acaba moldando a reputação de uma empresa na internet. Leia o texto abaixo para entender a importância de avaliar o desempenho de um site, os aspectos que influenciam isso e dicas para melhorar.

Por que a análise de desempenho é importante?

Uma pesquisa simples como “piso autonivelante preço” resulta em cerca de 2000 resultados diferentes.

Pouquíssimos usuários do Google passam da segunda página de resultados quando estão pesquisando.

Dito isso, a empresa que mais chama a atenção das pessoas é aquela cujo site carrega rápido e traz exatamente o que elas procuram.

Há pesquisas que indicam que o carregamento ideal é de até 2 segundos. Ultrapassando isso, 50% dos usuários deixam de retornar à página.

Portanto, cuidar do desempenho do site é uma questão de se fazer relevante aos olhos dos consumidores. Ainda mais considerando a importância da publicidade espontânea.

Em outras palavras, se uma pessoa disser a uma colega que determinado site sobre empresa terceirizada controlador de acesso não tem uma boa navegabilidade, a reputação da empresa tende a sofrer danos.

Fatores que influenciam o desempenho dos sites

Em linhas gerais, a qualidade da performance dos endereços eletrônicos tem a ver com os aspectos rastreados pelo Google.

No início do texto nós listamos alguns deles. Leia os tópicos a seguir para encontrar mais detalhes e começar a aprimorar o desempenho do seu e-commerce.

  1. Velocidade de carregamento

Como já destacamos anteriormente, o tempo que o site de uma empresa de freezer para restaurante leva para carregar completamente é muito importante para captar clientes.

O controle desse fator tem a ver com certos elementos que compõem um endereço eletrônico.

Arquivos de imagem e de vídeo muito pesados ou erros no código HTML do layout podem causar lentidão.

Por isso, use as ferramentas online de análise de desempenho para descobrir qual é o problema e melhorá-lo.

Sites como o GTMetrix e o Google Pagespeed Insights analisam a performance e mostram o que pode ser melhorado.

  1. Design responsivo

O SEMRush divulgou que aproximadamente 80% dos brasileiros acessam a internet por meio de dispositivos móveis.

Pensando nisso, é necessário que a empresa fabricante de camara fria para distribuidora invista em design responsivo.

A responsividade é a capacidade que um endereço da web tem de se adaptar a todos os formatos de tela, dos maiores aos menores.

Isso envolve a adaptação de imagens, textos e recursos interativos para que possam ser acessados por celulares e tablets sem haver qualquer prejuízo na experiência.

O Google privilegia o ranqueamento de sites que apresentam configurações responsivas. Afinal, o uso dos smartphones e outros meios de comunicação portáteis só tendem a crescer nos próximos anos.

Então, os designs responsivos são cada vez mais essenciais para obter um bom desempenho na internet.

  1. Boa navegabilidade

Quando alguém acessa um post de blog sobre porta baritada, espera-se que todo o conteúdo esteja funcionando corretamente.

A presença de links quebrados, imagens em baixa resolução e janelas pop-up invasivas prejudicam muito toda a experiência.

Esses e outros elementos fazem parte do que se denomina navegabilidade do site.

Isso significa que é a junção dos recursos e funcionalidades que compõem uma página da web e seu uso completo. Assim, o pleno funcionamento desses aspectos garante uma navegabilidade notável.

O resultado disso é o aumento das chances de conversão e fidelização, uma vez que as pessoas tendem a passar mais tempo navegando em sites com boa navegabilidade.

  1. Conteúdo relevante

Por fim, chegamos a um dos fatores de ranqueamento mais importantes: a qualidade do conteúdo divulgado.

De pouco adianta se atentar às características listadas aqui sem investir em uma produção de conteúdo relevante de verdade.

Afinal, a qualidade das informações sobre Epx 4450 é o que vai definir o interesse dos clientes sobre o serviço que a empresa está oferecendo.

O desempenho do site também passa por esse fato e influencia em grande medida a qualidade da experiência do usuário, além de ser determinante para a construção de uma boa reputação no meio digital.

Dicas para melhorar o desempenho do seu site

Agora que você tem um bom panorama sobre a importância do desempenho dos sites e o que está envolvido nisso, conheça algumas dicas para melhorá-lo.

Com as informações apresentadas nos tópicos que vem a seguir, as empresas de pirômetro digital podem alçar  altos patamares de sucesso e popularidade.

  1. Faça otimização de imagens

Assegure-se de que todos os arquivos de imagem presentes na sua página não sejam pesados demais.

Você pode diminuir a resolução e o número de cores delas para que o carregamento seja feito com uma velocidade maior, mas tenha cuidado para que a qualidade não seja muito prejudicada.

Quanto mais rápido os arquivos são carregados, mais rápido os usuários vão conhecer os serviços ou produtos das empresas.

Conforme já destacamos, isso conta muito para a construção de uma base de clientes sólida.

  1. Monitore a velocidade de carregamento

Procure sempre monitorar as métricas relativas ao desempenho do site. As informações que o Google Pagespeed Insights fornece são essenciais para descobrir o que deve ser aprimorado, por exemplo.

Para realizar essa análise, basta inserir a URL do site no campo destinado e você receberá uma pontuação de 0 a 100.

Os pontos que devem ser melhorados também são mostrados. Então, o profissional especializado em pisante de concreto preço saberá exatamente o que fazer para melhorar a performance do endereço eletrônico.

  1. Use o cache

O cache é um dispositivo de acesso rápido presente nos sistemas cibernéticos. Ele armazena informações temporárias, como dados de login (e-mail e senha), histórico de navegação e outras informações para facilitar o acesso.

Devido à presença do cache, sites muito visitados por um determinado usuário são carregados com mais rapidez e “salvos”.

O resultado é que a página não precisa ser minuciosamente renderizada sempre como ocorre no primeiro acesso.

O uso da navegação em cache também melhora o ranqueamento e facilita a experiência de cada visitante.

  1. Terceirize serviços

Dependendo do número de recursos presentes no endereço eletrônico, o carregamento pode ser bastante prejudicado. Imagine que o domínio de uma loja de roupas femininas hospede imagens, vídeos e javascript ao mesmo tempo.

São muitos conteúdos para carregar de uma vez só. Assim, é de se esperar que a velocidade de carregamento seja alta.

Para resolver problemas como esse, basta compartilhar a hospedagem com outros serviços.

Um exemplo tradicional é o Flickr para fazer a hospedagem de imagens. Já o Google AJAX Libraries PI é indicado para servir estruturas de javascript. Essa é uma decisão estratégica para conceber um site mais leve e, por consequência, mais fácil de navegar.

  1. Invista em CDN

A Content Delivery Network (rede de distribuição de conteúdo) serve para distribuir os conteúdos virtuais com base nas localizações geográficas dos usuários.

É uma rede de servidores que armazena réplicas de conteúdo dos sites em cache. Ela entrega o conteúdo se conectando ao servidor mais próximo do usuário.

Isso faz com que o tempo da transferência de dados seja drasticamente reunido. Com isso, o carregamento acontece bem mais rápido. Cabe ressaltar, ainda, que a CDN também transmite material que não esteja armazenado em cache. 

  1. Atualize a estrutura do site

Recursos como a linguagem de programação, o banco de dados e o CMS (sistema de gestão de conteúdo, em português) precisam ser atualizados periodicamente.

Essas e outras tecnologias necessárias para o bom funcionamento de um site contem com aprimoramentos e atualizações importantes.

Uma falha na programação do domínio pode ocasionar lentidão e, por consequência, prejudicar o desempenho da página.

  1. Escolha um layout simples

É perfeitamente possível desenvolver um layout de página simples, atrativo e eficiente. Para isso, é necessário atenção e evitar a inclusão de inúmeras funções, tendo um site de qualidade.

Lembre-se que o mais importante é garantir uma boa experiência para quem vai visitar o endereço.

Tendo isso em mente, você pode desenvolver um web design altamente funcional e de fácil carregamento.

Conclusão

O desempenho do site tem que ser monitorado continuamente. Assim, é possível identificar falhas e corrigi-las a tempo de seguir conquistando clientes.

Use todas as informações reunidas neste texto para criar um endereço eletrônico cativante e informativo na mesma medida.

Pense no site como o cartão de visitas da sua empresa na internet. Faça com que ele seja interessante e atrativo e isso melhora toda a experiência e valorização do cliente com relação à marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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