Quais os indicadores do seu site precisam ser acompanhados ? Acima de tudo, esse é um tema onde não existe apenas uma resposta certa. Isso vai depender do tamanho e do nível de complexidade do seu negócio.
Se a sua empresa decidiu investir em um endereço virtual, é porque tem um objetivo e o site deve estar direcionado para cumprir este objetivo da maneira mais eficiente possível. Portanto analisar os principais indicadores do seu site e principalmente, as causas destes indicadores vão ajudar na otimização do seu site e consequentemente em melhores resultados.
Vamos listar aqui os indicadores que consideramos serem os fundamentais e que todo empresário ou executivo deveria acompanhar. Embora existam diversas soluções, o Google Analytics é a ferramenta universal para acompanhar estes indicadores. Vamos a eles:
Indicadores Site:VISITANTES ÚNICOS:
Quantidade de pessoas únicas que visitaram seu site em um determinado período. O principal objetivo de um site é atrair visitantes e direcioná-los para o objetivo principal, seja ele vender, gerar cadastros ou divulgar a marca. A quantidade de visitantes é um indicador que representa seu sucesso na atração de público.
Indicadores Site: TAXA DE REJEIÇÃO:
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Atrair visitantes para o site é o primeiro passo, mas para que os resultados apareçam. É importante que os visitantes permaneçam no site. Meio óbvio até, mas não é uma tarefa tão simples quanto parece. A Taxa de Rejeição mede exatamente isso, o percentual de pessoas que entram no site, mas não realizam um clique sequer. O famoso vim, vi e vazei . Entender os porquês vão melhorar muito o atingimento de resultados. Para quem trabalha com landing pages e conversões, é importante fazer um trabalho específico com relação à taxa de rejeição das landing pages e páginas de cadastro. É dinheiro na veia.
TEMPO MÉDIO DA SESSÃO:
Indica o tempo médio que os visitantes passam navegando pelo site. Quanto maior o tempo médio da sessão maior a probabilidade de sucesso. Acima de tudo, isso demonstra um maior engajamento dos visitantes com o conteúdo. Uma ressalva precisa ser feito em relação a sites muito grandes ou complicados, pois um tempo alto pode indicar dificuldade do visitante em encontrar o que está procurando. Isso pode ser melhor entendido através de pesquisas ou detalhamento da navegação dos visitantes.
PÁGINAS POR SESSÃO:
Indica a quantidade média de páginas por usuário. Também mede o engajamento dos visitantes, já que uma maior quantidade de páginas demonstra um maior interesse do visitante e consequentemente, maior probabilidade de envolvimento ou compra. Aqui também fica um alerta com relação à complexidade do site, que pode de alguma maneira mascarar este indicador.
CONVERSÕES:
Conversões podem ser vendas (no caso de um e-commerce), mas também cadastros e solicitações de contato no caso de uma empresa de serviços.Portanto quanto mais os objetivos do site puderem ser mensurados, maior a chance de entender o que está acontecendo para otimizar estes resultados. Contudo, em geral a medição de conversões exige a configuração de tags, que são marcadores que são colocados no código das páginas para que as conversões possam ser medidas e acompanhadas. Contudo, não é tão complicado quanto parece. Além disso ferramentas como o Google Tag Manager ou plugins facilitam muito esse trabalho. Ou então contrate alguém para fazer isso.
Referencias:
Como utilizar o remarketing
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