É bastante comum que os profissionais da área da saúde tenham muitas dúvidas sobre até onde podem ir na divulgação dos seus serviços. Essa também é uma realidade dentro do marketing para consultório odontológico.
Sobre esse assunto, dentistas e profissionais de marketing podem – e devem – conferir as indicações do Código de Ética Odontológica, que adequa a publicidade da área aos princípios éticos da profissão, que condena ações como:
- oferecer brindes para novos clientes,
- divulgar preço,
- imagens de “antes e depois”.
Em suma, para ter certeza sobre o conteúdo que pode ou não ser trabalhado como mensagem de marketing é importante que você confira as indicações do Código de Ética.
As dicas de marketing para consultório odontológico que indicamos aqui podem ser realizadas, sempre respeitando as diretrizes estabelecidas pelo órgão responsável. Então, vamos a elas!
Marketing para consultório odontológico
O marketing digital para odontologia é o caminho mais eficiente e com melhor custo-benefício, por isso este artigo vai se concentrar em dicas de estratégias online para seu consultório. Confira!
1. Redes sociais informativas
O conteúdo deve ser o grande parceiro na sua busca por divulgação do consultório odontológico. Isso porque, estamos falando de uma forma relevante de comunicar aos potenciais clientes sobre o seu serviço.
Além de ajudar você a apresentar novas técnicas e consolidar tratamentos tradicionais, o conteúdo nas redes sociais ajuda a ampliar a credibilidade do seu trabalho e a autoridade do seu nome dentro da sua especialidade.
Entre as redes sociais que podem trazer mais vantagens para profissionais da área estão:
- Facebook,
- Instagram,
- Youtube,
- LinkedIn.
O último, o LinkedIn, é voltado especialmente para profissionais que tem como público alvo empresas.
Nesses casos, considere produzir um conteúdo corporativo que chame a atenção de gestores e funcionários sobre a vantagem de ter você como parceiro na busca pela saúde bucal.
As redes sociais devem ser usadas para passar informação ao público que você deseja atingir. Você sabe quem é seu público ideal?
É importante que entenda quem é a persona da sua clínica, ou seja, aquele perfil de cliente que você espera atender.
Por exemplo, dentistas com especialidade em estética podem produzir conteúdos relacionados a esse tipo de procedimento. Já dentistas “da família” podem produzir conteúdos voltados aos cuidados diários dos dentes, como prevenir cáries, tipos de tratamento, e por aí vai.
Para escolher o tipo de conteúdo que você deseja compartilhar, primeiro observe os serviços que você presta, sua especialidade e crie um perfil de cliente que pode te procurar.
2. Produza conteúdo para blog
A produção de conteúdo relevante não deve estar restrito às redes sociais. Ao contrário, deve ser considerada para diferentes tipos de canais de comunicação entre a sua clínica e seu público.
Criar um blog e alimentá-lo com informações relevantes sobre a sua área de atuação também contribui para aumentar a sua autoridade dentro do nicho que decidiu atender.
Ao criar um blog considere hospedá-lo dentro do seu site. Sim, é importante para o marketing para consultório odontológico ter um site. Essa é uma das principais formas de fazer sua clínica aparecer no Google, por exemplo.
Além também de ser um importante canal de comunicação com novos potenciais clientes, que chegam até você por indicação ou pesquisas.
Mas, que tipo de conteúdo produzir no blog? Mais uma vez é importante entender quem é o seu cliente ideal e a partir disso entender quais são as principais dúvidas dele sobre o tipo de tratamento odontológico oferecido.
Entre as ferramentas que podem te ajudar a definir temas para seus conteúdos estão:
- Google Keyword Planner (grátis),
- Google Trends (grátis),
- SEMRush (pago),
- LAHAR (pago) e mais.
Algumas dessas ferramentas também vão te ajudar a entender como colocar palavra-chave no seu site, contribuindo para a próxima estratégia de marketing para consultório odontológico que indicamos: SEO.
3. Invista em SEO
SEO é um conjunto de estratégias que tem como objetivo ranquear as páginas do seu site ou blog nos primeiros resultados de uma pesquisa relacionada ao seu negócio no Google (e nos demais sites de busca).
Estar entre os primeiros resultados do Google pode alavancar os resultados das suas estratégias de marketing para consultório odontológico.
Com o SEO você não paga para estar entre os primeiros resultados de uma pesquisa. Esse posicionamento é conquistado organicamente, ou seja, de graça.
É claro que aprender como rankear o site no Google exige esforço e compreensão de algumas demandas de boas práticas exigidas pelo site de busca, isso sem falar na concorrência, mas acredite, não é impossível.
Além do SEO “tradicional”, o marketing para consultório odontológico pode gerar resultados mais rápidos por meio do SEO local.
O SEO local rankeia e destaca consultórios odontológicos que estão no raio geográfico do usuário que fez a pesquisa. Isso facilita para quem pesquisa encontrar o que procura e diminui a concorrência que você enfrenta. Em suma, nesse formato seu consultório rankeia para um público que pode ser tornar paciente.
O melhor? É tudo gratuito! Saiba mais como funciona no artigo “SEO local: um guia simples (e completo) + dicas pro”.
4. Considere parcerias com influenciadores digitais
Influenciadores digitais são pessoas que possuem um bom número de seguidores que possuem um perfil parecido com o perfil de cliente ideal do seu consultório.
Geralmente, para o marketing de consultório odontológico é indicado o uso de influenciadores locais, que tem melhor custo-benefício.
Encontre influenciadores da sua região e proponha parcerias como, por exemplo, fazer o tratamento estético em troca de divulgação.
Garanta que as publicações do parceiro serão bem naturais e também que o influenciador se comunica com as pessoas que você deseja atingir.
5. E-mail marketing
Por último, mas não menos importante, nosso guia de dicas de como fazer marketing para consultório odontológico volta a atenção para o e-mail marketing.
Essa estratégia é super importante para nutrir contatos novos e manter o relacionamento da sua clínica com clientes antigos. Estamos falando de uma das formas eficientes de comunicação entre empresa e cliente.
Para criar campanhas de e-mail marketing:
- ofereça pontos de cadastro dos usuários para que eles se tornem contatos de sua base,
- segmente os contatos de acordo com a etapa da jornada de compra em que estão e seu perfil do cliente,
- crie sequências de materiais relevantes e envie.
Acompanhe os resultados dessas ações de marketing para clínicas odontológicas busque sempre gerar engajamento por e-mail.
Este artigo foi escrito pela LAHAR, um software de Inbound Marketing completo que vai te ajudar a aplicar as ações de redes sociais, e-mail marketing, SEO e muito mais de maneira mais simples e assertiva. Faça seu teste grátis por 15 dias e converse com um de nossos especialistas.