A pandemia do novo coronavírus não foi gentil com o mercado nacional. De acordo com os primeiros estudos, mais de 700 mil empresas fecharam as portas no período. Por isso, é importante saber como divulgar seu negócio local com a Internet se você quiser sobreviver.
Além disso, Internet é, hoje, uma das principais ferramentas para quem quer conseguir novas vendas e manter o seu negócio de pé. Assim, no momento, só o Facebook tem mais de 127 milhões de brasileiros cadastrados, sem contar o Instagram, o Google e outras plataformas. Além disso, existem ferramentas de segmentação incríveis, que permitem falar diretamente com o seu público.
Quer saber como divulgar seu negócio local com a Internet? Então veja as nossas dicas abaixo!
Como
divulgar seu negócio local com a Internet: 5 dicas
1.
Cadastre-se em aplicativos de entrega
Principalmente, uma das principais maneiras de conseguir divulgar o seu negócio na Internet é usar os aplicativos de entrega a seu favor. Afinal, eles são muito populares atualmente com a pandemia e podem ser muito úteis para a sua empresa.
Por exemplo, os Supermercados Rappi são uma ótima oportunidade para divulgar o seu mercado ou sua mercearia de bairro na Internet. Isso porque, os algoritmos dos aplicativos de entrega valorizam muito a proximidade da empresa e do consumidor. Assim, sempre que alguém do seu bairro quiser comprar algo que você vende nesses aplicativos, você ganhará destaque e será lembrado.
PROCURE A MELHOR OPÇÃO
Além disso, é importante entender que nem todo aplicativo é adequado para você. O Rappi, por exemplo, se destaca por aceitar todos os tipos de empresa praticamente, como restaurantes, supermercados, farmácias e muito mais.
No entanto, outros aplicativos também podem ser muito
interessantes, especialmente se forem populares no seu bairro ou na sua cidade.
2.
Tenha um perfil atualizado no Google Meu Negócio
Certamente, não há como uma empresa ter uma presença online de qualidade sem ter um perfil atualizado no Google Meu Negócio. Isso porque, a plataforma é uma das mais importantes em termos de posicionamento local na Internet.
Por isso, basicamente, sempre que alguém pesquisa algo como “eletricista”, “pizzaria” ou “floricultura” no Google, o buscador mostra um mapa com algumas opções de empreendimentos próximos do usuários.
TRABALHE COM O GOOGLE MEU NEGÓCIO
Além disso, ele cria uma lista e apresenta os
empreendimentos por ordem de classificação no Google Meu Negócio.
Portanto, é essencial ter um perfil atualizado e com
boas avaliações lá para poder conseguir mais clientes. Sempre que atender um
cliente e notar a satisfação dele, peça para que ele deixe uma avaliação
positiva no Google Meu Negócio para fortalecer a sua presença online.
3. Use
as redes sociais para despertar desejo
Conseguir mais clientes consiste no equilíbrio entre despertar o desejo deles e ter a capacidade de supri-lo. As redes sociais estão entre as principais ferramentas para o despertar de desejo nos consumidores.
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Isso porque elas são uma via direta de comunicação com
os clientes, mas também uma forma de exibir o seu produto com destaque.
Pense, por exemplo, em uma mercearia. Ela pode sempre
criar boas imagens mostrando como os seus produtos são frescos e saborosos. A
iluminação correta e o produto certo podem gerar fotos que deixam qualquer um
com água na boca!
Por isso, tenha perfis nas redes sociais e trabalhe a
produção de conteúdo visual para despertar desejo por lá.
4. Negócio local: Utilize as ferramentas de segmentação local
Até o momento, você só aprendeu como divulgar seu
negócio local com a Internet sem gastar nada por isso. Todas as dicas que demos
são gratuitas e podem ser colocadas em prática agora mesmo.
No entanto, se você quiser investir na divulgação,
poderá usar as ferramentas de segmentação local das redes sociais e do Google
para isso.
Essas ferramentas permitem que você apresente anúncios
para os clientes que moram na sua região, seja na sua cidade ou seja no seu
bairro. Isso aumenta muito as probabilidades deles se converterem em
consumidores ou, no mínimo, ficarem interessados nos seus produtos.
5.Trabalhe com influenciadores locais
Por fim, uma última dica interessante para a sua estratégia de marketing local é trabalhar com influenciadores que sejam populares na sua região. Por isso, faça uma pesquisa no Instagram e veja quais são os influenciadores com mais público do seu bairro ou da sua cidade.
Às vezes é preferível fazer negócios com um influenciador que tenha 5.000 ou 10.000 seguidores, mas são todos da sua localidade, do que falar com um influenciador de 100.000 seguidores, mas que menos de 2% são da sua cidade ou do seu bairro.
Negócio local: NÃO ESQUEÇA DE MENSURAR
Portanto, depois de fazer a pesquisa, proponha uma ação e meça os resultados. Assim, se forem bons, pode ser que você possa repeti-la no futuro!
Pronto! Agora você já conhece 5 estratégias de como divulgar seu negocio local com a Internet. Assim, utilizando bem esses recursos, você conseguirá um fluxo de clientes interessante, capaz de manter a sua empresa de pé e faturando mesmo durante a pandemia do novo coronavírus.
O que achou das nossas dicas? Você já segue algumas das estratégias? Comente abaixo!
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