O QUE É LEAD: COMO ATRAIR ESSE PÚBLICO

O QUE É LEAD: COMO ATRAIR ESSE PÚBLICO

Entenda o que é Lead, quais são os tipos de Lead e o que você precisa fazer para atrair esse público!

o que é lead
O que é Lead ? Quais são os Tipos de Lead?

Se você está acostumado com o mundo do Marketing Digital, certamente já ouviu falar sobre leads. Além dos Tipos de lead e a importância deles para o sucesso de uma estratégia de Marketing. Mas, se você leitor não tem conhecimento sobre este termo, fique tranquilo. Nesse artigo iremos abordar de forma relevante, simples e direta, o que é lead. Acompanhe!

Definição de Lead

Leads, são pessoas que demonstram interesse pelo produto ou serviço que sua empresa ou marca oferece. Ou seja, esse termo refere-se ao público potencial de uma determinada empresa.

Da mesma forma os clientes potenciais, são previamente classificados através de seu relacionamento com determinada organização . E, na maioria das vezes essa relação é iniciada pela própria instituição, por intermédio de e-mail Marketing, Estratégias de CRM, ações proeminentes do inbound marketing etc.

Seja qual for a forma de contato, transformar um cliente em potencial consumidor certamente, nunca foi e nunca será tarefa fácil. Isso porque o índice de exigência dos consumidores tem crescido notavelmente. Lead é um usuário que está ao alcance da empresa. Por isso ele é tão importante. Para isso existem diversas  ferramentas de marketing digital, capazes de auxiliar esse processo.

Por que devo me preocupar em gerar Leads?

 

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Façamos uma pequena linha de raciocínio antes de iniciarmos essa discussão. Sua empresa disponibiliza um produto ou serviço – ela precisa vende-los para clientes que os queiram comprar – vocês decidem investir na captação e geração de leads – as vendas ou contratações aumentam – sua empresa lucra mais – consequentemente sua empresa tem recursos para expandir e alcançar mais clientes potencias, aumentando seu espaço no mercado de atuação.

Falando sobre planejamento estratégico

Todo planejamento estratégico que vise crescimento de uma empresa, deve priorizar a geração de clientes potenciais. Ou seja, para ter o crescimento que almeja e necessita esse público deve ser seu foco. Sem dúvida Leads são essenciais para qualquer negócio.

Vale lembrar que leads, são diferentes de visitantes e contatos. Em primeiro lugar ,visitantes são usuários que tiveram contato inicial por meio de algum canal de comunicação. Mas, não tiveram nenhuma ação. Em seguida temos os contatos. Contatos, são tipos de usuários que apenas possuem seu e-mail ou outra forma de comunicação com você. Mas isso não significa que eles tenham interesse no que você oferece.

Etapas do Funil de Vendas

o que é lead: funil de vendas
o que é lead: funil de vendas

Os consumidores passam por algumas fases até chegarem ao momento de efetuar uma compra. Essas fases são classificadas de etapas e fazem parte processo do funil de vendas, como mostra a imagem. O funil de vendas é dividido por 4 etapas principais visitantes, leads, oportunidades e clientes.

TIPOS DE LEAD: ETAPA 1

  • Visitantes. Esse termo refere-se ao primeiro estágio do funil de vendas, considerado o estágio mais largo do processo. Respectivamente está relacionado as pessoas curiosas que por algum motivo, chegaram até o seu site. Essas pessoas não têm bem uma ideia do tipo de problema que possuem, por isso, a presença de conteúdo relevante no seu site que atraia esse público e o faça prosseguir no processo do funil de vendas é crucial.

TIPOS DE LEAD: ETAPA 2

  • Leads. Esses são visitantes que apresentam interesse no trabalho que a sua empresa disponibiliza. Geralmente estão mais envolvidos, fornecendo dados de contato, como telefone, e-mail, endereço etc. Para os leads a presença de conteúdo atualizado e relevante também é muito importante.

TIPOS DE LEAD: ETAPA 3

  • Oportunidades. Quando a equipe de marketing percebe que os leads estão prontos para serem abordados, a equipe de vendas é acionada, para contato com esse público. Nesse estágio as oportunidades de fechamento de negócio são analisadas e a abordagem é consultiva, a fim de entender qual estágio do processo de compra o lead se encontra.

TIPOS DE LEAD: ETAPA 4

  • Clientes. Quando todas as etapas anteriores forem bem-sucedidas, o visitante que se tornou lead, após fechar uma venda, passa a ser cliente do seu negócio.  Porém o trabalho não está acabado, pois os clientes precisam de estímulos frequentes para se tornarem fiéis e propagarem sua marca.

Lead Qualificado

Um lead não é necessariamente um cliente, mas com um lead qualificado o contexto é diferente. Posteriormente um lead qualificado se define em um usuário que possui um problema, já o identificou e está buscando uma solução no seu site. Certamente para esse tipo de lead a probabilidade de aquisição ou contratação é maior.

Para esse tipo de público o conteúdo direcionado pelos canais de comunicação deve demonstrar essencialmente, que o que você tem para oferecer é o que realmente irá ser efetivo para resolução dos problemas anteriormente identificados.  A identificação de um lead qualificado é feita de acordo com as características de cada empresa. Atente-se a cada detalhe do processo de compra e interação do seu público e selecione quem interage melhor com o material que você disponibiliza. Para esse tipo de público você deve disponibilizar maior empenho e atenção. Tudo vai depender do tipo de relação que você ou sua empresa estabelece com os leads qualificados.

 Marketing Digital 

O Marketing Digital, é definido como as atividades executadas por uma empresa para desenvolvimento de uma identidade de marca, por meio das mídias digitais. As ações de Marketing Digital trabalham principalmente o conjunto de estratégias, que visam acima de tudo, atrair o cliente. Certamente essas são as formas mais eficazes de estabelecer um relacionamento com cliente, trabalhando de forma personalizada e única.

O marketing digital também é considerado a adaptação do marketing tradicional aos meios digitais, isso porque nos dias de hoje a população tem passado mais tempo online do que offline. Sendo assim o número grandioso de alcance e efetividade das mídias digitais se tornaram a melhor forma de trabalhar e lidar com o público. Quando se fala de Marketing Digital estratégico termos como, funil de vendas, CRM, Persona, são comuns de serem abordados.

Explicando os termos do Marketing Digital

CRM

Esse termo direciona-se a gestão de relacionamento personalizado e individual de uma empresa com seus clientes. Isto é, de modo que tal relacionamento faça com que cada pessoa tenha a sensação de atendimento especial e único.  Para tratar da gestão em massa desse tipo de relacionamento, as empresas utilizam alguns softwares capazes de recolher dados, registrar e filtrar as informações e assim auxiliar a empresa sobre qual tipo de atendimento determinado cliente, gostaria de receber.

PERSONA

Esse termo, é utilizado no Marketing Digital, para definição de um cliente semifictício, criado usando como referência seus reais consumidores, a fim de definir um cliente ideal para seu produto ou serviço. A criação da persona permite que principalmente, o profissional crie ações melhor segmentadas e mais relacionadas com o seu público potencial. Normalmente são definidas várias personas, uma para cada segmento identificado.

FUNIL DE VENDAS

Esse termo está inteiramente ligado ao processo de compra do consumidor. Sua definição consiste principalmente na definição das etapas que um consumidor passa desde o início do seu contato com o produto ou serviço, até a aquisição do mesmo. O papel do Marketing Digital é capturar os leads e acelerar seu processo no funil de vendas.

VAMOS FALAR DE INBOUND MARKETING?

O Inbound Marketing ou Marketing de atração, é a estratégia de Marketing Digital que tem como objetivos centrais atrair (aqui estratégias de marketing de conteúdo por meio de blogs, sites, mídias sociais e trabalho de SEO, por exemplo, são eficazes para resultados); converter (para essa etapa temos como por exemplo, páginas de conversão, formulários, CTA, CRM e CRO, sendo esses estratégias eficazes); vender (para essa etapa são recomendados uso de ferramentas de automação para relacionamento. Principalmente o e-mail marketing e indicadores como lead scoring) e encantar (nessa etapa é efetivo manter um relacionamento ativo, disponibilização de conteúdo avançado e ações personalizadas), o cliente.

Esse processo ocorre através da criação de conteúdo relevante que seja capaz de atrair um lead. Os principais benefícios das ações de Inbound Marketing, além da captação de leads, são o menor custo de execução (principalmente se comparado as ações de marketing tradicionais). Maior alcance de referências por links de outros sites (eficaz também para o auxílio do trabalho de SEO). Conquista de maior tráfego e consequentemente  maior volume de conversões e maior retorno sobre o investimento feito.

As ações de Inbound Marketing, trazem o que o usuário precisa para se tornar um lead qualificado da sua empresa, invista nelas!

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