Entenda o People Based Marketing, Remarketing e Retargeting: tudo o que você precisa saber
Quando se fala em Marketing Digital, as estratégias para conseguir conversões são as mais variadas. Um dos conceitos mais interessantes e eficientes é o People Based Marketing, que tem alto poder de customização e que permite um sucesso ainda maior que estratégias como Remarketing e Retargeting, por exemplo.
Mas por que essas estratégias são tão eficientes? Será que elas também valem para o seu empreendimento? Retargeting e Remarketing não são a mesma coisa?
Neste artigo você esclarecerá essas dúvidas e entenderá como funciona tudo isso, além de conseguir algumas dicas para a implementação no seu negócio virtual. Continue lendo e vamos lá!
People Based Marketing
Antes de falarmos sobre o Remarketing e o Retargeting, vamos falar de algo que os abrange: o conceito de People Based Marketing, ou marketing baseado em pessoas.
O que é o People Based marketing?
O People Based Marketing é um sistema de marketing de comportamento que tem como foco entender o cliente e atingi-lo da maneira correta. Isso envolve tanto uma análise comportamental desse cliente como “encontrá-lo” quando ele estiver utilizando diferentes plataformas.
Dessa forma, tendo essas informações em mãos, é possível classificar uma grande variedade de clientes e agir da melhor maneira com cada um. Somando-se as ferramentas de automatização, é possível chegar a níveis bem altos de customização. E essa, certamente, é uma das maiores vantagens do People Based Marketing.
As estratégias de People-Based Marketing mais efetivas contam com três elementos chave: identificação, dados e automação. Entenda cada um deles a seguir.
Identificação: A identificação diz respeito a encontrar um usuário quando ele está em diferentes plataformas. Por exemplo: se você visita um e-commerce pelo seu computador, é possível que a loja envie anúncios se você mudar de página e navegar em outros sites. Mas se você desligar seu computador e começar a navegar pelo celular, a loja ainda lhe enviará esse anúncio?
Com as mudanças rápidas na tecnologia, as pessoas se conectam por cada vez mais plataformas diferentes. Portanto, torna-se uma grande vantagem conseguir alcançá-las em diferentes dispositivos, já que a chance de converter potenciais consumidores em vendas aumenta consideravelmente.
Novas tecnologias vêm surgindo, que, além de tornarem mais fácil a identificação, também dão uma nova utilidade a diversos dados do cliente. Vamos explica-las a seguir.
Dados
Já sabemos que os usuários fornecem uma enorme quantidade de informações ao navegar por certos sites ou redes sociais. Como por exemplo seu e-mail, idade e sexo, posição no funil de vendas, dados sobre o dispositivo que estão acessando e muito mais.
Se você não tem dados relevantes sobre seus visitantes e clientes, sua campanha de marketing perde muito do seu valor: eles servem como guia para suas ações e ajudam a escolher a maneira certa de interagir com o seu potencial cliente, obtendo o máximo possível de retorno.
Essas informações são obtidas principalmente de duas formas: primeiro o cliente as fornece diretamente, através de formulários e cadastros, por exemplo; ou então ele dá permissão para que os sites em que navega utilizem cookies e armazenem informações relevantes. Essas informações , acima de tudo possibilitam maior compreensão do processo e da jornada de compra de seu cliente.
O que são os Cookies no People Based Marketing?
Cookies são pequenos programas que os sites instalam temporariamente nos navegadores de seus visitantes, obviamente com sua permissão. Eles servem, por exemplo, para monitorar o comportamento do usuário nas redes sociais e nos sistemas de pesquisa. Quando o “tempo de vida” do cookie expira, ele é deletado.
Pense nos cookies como pequenas câmeras de segurança: eles “vigiam” o usuário e coletam informações sobre ele. Localidade, idade, interesses, cliques em um anúncio, interações nas redes sociais e muitos outros dados podem ser obtidos através deles.
Automação: Um dos recursos mais importantes do Marketing Digital é a automação. Muitos processos podem ser realizados automaticamente por programas especializados, dispensando quase por completo o trabalho humano. Isso economiza tempo para tarefas mais importantes, como planejamento e formulação de estratégias, que máquinas não podem fazer.
Geralmente, as tarefas automatizadas são aquelas mais mecânicas, sem muito raciocínio envolvido, como:
- Classificar visitantes e leads;
- Monitorar atividades no seu site ou rede social;
- Enviar e-mails;
- Enviar anúncios;
- Agendar postagens nas redes sociais.
Um exemplo clássico é o e-mail recebido quando um visitante abandona o carrinho de compras em uma loja virtual. Nesse caso, o sistema detecta esse abandono e reage enviando uma mensagem ao cliente, incentivando-o a concluir a compra.
Quando se soma o potencial da automação com a grande quantidade de dados coletados, especialmente pelos cookies, é possível analisar várias informações de uma vez. Dessa forma se pode classificar o cliente e o seu local na jornada de compra, e enviar a resposta com maiores chances de obter uma conversão.
Remarketing
Uma das estratégias mais importantes do Marketing Digital, inclusive para o Inbound marketing, é o Remarketing. Suas principais vantagens são a recuperação de conversões e o aumento de engajamento do cliente.
O que é o Remarketing?: Remarketing é um recurso utilizado para atrair novamente uma pessoa que já demonstrou interesse em seu produto. Ele serve principalmente para aumentar seu número de conversões, seja incentivando um mesmo cliente a comprar de novo, convencendo-o a não abandonar uma compra ou mesmo nutrindo um relacionamento.
Quando se fala em Remarketing (exceto pela ferramenta Remarketing do Google), o meio utilizado é o e-mail. Através dele, a empresa entra em contato com usuários que, por exemplo:
- Já colocaram algum produto no carrinho de compras, mas ainda não concretizaram a compra;
- Já compraram algo na loja;
- Se registraram em um site;
- Se cadastraram para receber um newsletter;
- Que já baixaram algum conteúdo, como um e-book ou podcast.
Um exemplo comum de Remarketing são os avisos de promoções ou produtos novos para alguém que já comprou em um certo site. Também vale o exemplo já mencionado do carrinho de compras abandonado.
O Remarketing é essencial para recuperar conversões “perdidas”. Oferecer algum desconto ou simplesmente mandar um lembrete pode ser o incentivo que o cliente precisava. Além disso, é possível melhorar o relacionamento com o usuário e eventualmente conseguir uma conversão, mesmo sem a compra no primeiro momento.
Quando utilizar Remarketing?
O Remarketing é uma ferramenta que deve ser parte constante da sua estratégia. Portanto, se seus resultados não estão muito bons, ele pode ser uma solução; se já forem satisfatórios, podem se tornar ainda melhores.
Algumas situações podem exigir uma atenção especial ao Remarketing, por exemplo quando um visitante não passa tempo suficiente em seu site. Isso pode incluir tanto a pessoa que deixou de concretizar uma compra como também a que viu um post de seu blog por apenas alguns segundos e não se interessou.
Outro caso é o de baixa taxa de fidelização: quando o visitante até faz algo relevante no seu site, como concluir uma compra ou ler um artigo inteiro, mas não tem interesse em voltar. É claro que uma parte do problema pode estar no seu conteúdo ou no seu produto, mas o Remarketing também tem um papel fundamental.
E não se engane: mesmo que você esteja com bons índices de fidelização e conversão, ignorar o Remarketing não é uma boa ideia. Ele pode, além de aumentar esses índices, ajudar a melhorar outros aspectos da sua marca, como por exemplo autoridade e relação com o cliente, e até mesmo ajudar a aprimorar sua estratégia.
Como fazer Remarketing?
Como já foi dito, se falamos em Remarketing, geralmente estamos falando de e-mail. Dessa mesma forma, para que o Remarketing seja eficiente, há algumas dicas interessantes:
Seja rápido
Quando um cliente abandona uma compra, é preciso reagir rapidamente para recuperar seu interesse. Estudos indicam que o Remarketing tem uma eficácia 10 vezes menor na segunda hora, quando comparada com a primeira. Por esse motivo, seu sistema de automação deve responder quase imediatamente para aumentar as chances de recuperar a compra.
Conheça o seu cliente
O People Based Marketing fornece uma grande possibilidade de customização, e você deve utilizar isso a seu favor. Cada cliente tem suas preferências e interesses, e quanto mais perfis diferentes você conseguir atingir, melhor para a sua marca.
Se você quiser que seu cliente volte a comprar em sua loja, por exemplo, você pode fazer isso de várias maneiras: enviar uma mensagem simples, oferecer descontos, mostrar outros produtos que podem ser interessantes e por aí vai. O importante é que cada tipo de cliente consiga sentir que a loja se importa com ele e que tem algo relevante a oferecer.
Não hesite em investir
Para conseguir realizar as tarefas com velocidade e personalização adequadas, é preciso utilizar as ferramentas corretas. Acima de tudo, isso significa que você vai ter que desembolsar algum dinheiro, especialmente com ferramentas de e-mail. É claro que, antes de você gastar, é importante planejar bem sua estratégia, mas não hesite em investir.
Conteúdo também pode ser Remarketing?
O Remarketing não precisa ser diretamente voltado para e-commerce. Blogs também podem enviar mensagens periódicas quando houver conteúdo novo, como por exemplo um novo post ou e-book. Essa é uma boa maneira de construir um relacionamento com o cliente, ainda que não haja uma conversão imediatamente.
Retargeting
O Retargeting fica mais inclinado para o Outbound Marketing, por se utilizar principalmente de anúncios para manter uma marca visível. Sua finalidade também é a conversão, mas seu alvo não é necessariamente um visitante já engajado.
O que é o Retargeting?: O Retargeting tem algumas similaridades com o Remarketing: é uma ferramenta automatizada que envia lembretes a possíveis clientes. Mas enquanto o Remarketing tenta incentivar pessoas mais engajadas a continuarem a jornada de compra, o Retargeting tem a função de manter a marca sempre à vista do visitante quando ele deixar sua página.
O Retargeting não trabalha com e-mails, mas sim com anúncios. Tais anúncios podem ser dirigidos a vários tipos de pessoa, como por exemplo:
- Pessoas que deram uma olhada algum produto;
- Pessoas que visitaram um site ou uma página específica;
- Pessoas que clicaram em um anúncio;
- Pessoas que interagiram com uma publicação;
- Pessoas em casos como os mencionados para Remarketing.
Um bom exemplo de Retargeting é a seguinte situação: uma pessoa visita um e-commerce e checa um produto; ele não chega a comprá-lo e nem mesmo a colocá-lo no carrinho, e então sai da página. Um pouco depois, ao visitar outro site, ele encontra um anúncio daquela mesma loja, com aquele mesmo produto.
O Retargeting é importante porque são poucas as pessoas que compram logo na primeira loja. E o cliente tem razão: com acesso a tantas opções, por que não comparar os preços primeiro? Mas, ao ver o anúncio de uma loja enquanto navega por outro site, ele entende que ela está ali, esperando por ele.
Como fazer Retargeting no People Based Marketing?
O Retargeting é, assim como o Remarketing, baseado em informações coletadas do usuário, neste caso geralmente por meio de cookies. Com essas informações é possível segmentar bem os seus anúncios, agindo de maneira muito mais eficiente com diferentes grupos de usuários.
Por isso, defina bem quais serão os seus segmentos antes de começar. Utilize sempre as informações que considera mais relevantes, como por exemplo:
- Tempo gasto no seu site;
- Dados como idade ou localidade;
- Páginas ou categorias visitadas no seu site;
- Número de cliques;
- Comportamento do usuário em uma rede social;
- Interesses do usuário relacionados ao seu produto.
Depois de definidos os segmentos, é preciso escolher como e onde seus anúncios serão mostrados. Será exibido nos motores de busca? Nas redes sociais? Em um site específico? E o formato, será um banner simples, uma animação ou um vídeo? Estude quais são os melhores modos de atrair cada tipo de público em cada diferente local.
Além disso, como os cookies são temporários, é importante escolher por quanto tempo eles “vigiarão” o usuário e reagirão com anúncios. Você também pode utilizar os cookies para monitorar seu próprio desempenho, e corrigir o que achar que precisa ser melhorado, por exemplo.
Remarketing ou Retargeting?
O Remarketing e o Retargeting podem parecer a mesma coisa (e, graças à ferramenta de Retargeting do Google, chamada de Remarketing, pode haver confusão quanto ao nome), mas ambos têm funções diferentes:
O Remarketing, por exemplo, tenta trazer de volta a atenção de um lead com alto potencial de conversão. Ou seja, é como se a loja ligasse ao lead de vez em quando para lembrá-lo de que eles já começaram alguma coisa, e que vale a pena terminar.
Posteriormente o Retargeting tenta manter sua marca visível a um visitante que ainda não se engajou muito com a loja. Neste caso, pense em uma propaganda de televisão que é transmitida apenas quando o visitante estiver assistindo, mantendo o nome da loja sempre em sua mente.
Os dois são muito úteis, apesar de o Remarketing poder trabalhar melhor com Marketing de Conteúdo. Mas de modo algum eles excluem um ao outro, e, se você tiver condições, invista nos dois.
Esperamos que com este artigo você tenha entendido que o People Based Marketing é eficiente por ter um grande potencial de customização e integração de plataformas. Além disso, você também descobriu quais são as funções do Remarketing e do Retargeting, e quais as diferenças entre os dois.
Se tiver alguma dúvida ou comentário, ficaremos felizes em te ouvir. E se quiser aprender mais sobre Marketing Digital, dê uma olhada em nosso blog. Até a próxima!
Referências:
-Remarketing processo de compra
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