Qual a importância do marketing industrial

Qual a importância do marketing industrial

As empresas do setor industrial precisam de boas estratégias de marketing industrial e excelente produtividade para o crescimento do negócio no mercado, obtendo mais credibilidade perante o público.

A importância do marketing industrial para as empresas

A indústria é um dos principais pilares da economia, contribuindo positivamente para o PIB (Produto Interno Bruto) e o crescimento do país. 

Com a grande concorrência no mercado industrial, é importante apostar em estratégias inovadoras para assegurar o desenvolvimento e o sucesso da empresa, posicionando seu negócio no meio digital, por exemplo, para alcançar novos públicos.

Para conseguir ganhos positivos nesse contexto, o marketing industrial é um método crucial e que tem ganhado espaço, se consolidando e conquistando cada vez mais adeptos. Afinal, é voltado especificamente para as necessidades e características que as indústrias apresentam e precisam destacar para atrair novos clientes/parceiros.

Ao incorporar o marketing industrial, as empresas podem somar esforços mercadológicos visando atrair clientes B2B (Business to Business) e B2C (Business to Consumer), ampliando suas oportunidades de negócio, conforme os objetivos da marca e nichos que podem prestar atendimento. Confira mais informações acerca desses nichos e públicos a seguir.

Mercado B2B e o marketing industrial

Nas relações B2B, ou seja, de empresa para empresa, é muito importante traçar estratégias que permitam a plena comunicação junto ao potencial cliente em todo o processo de compra, principalmente ao considerar que a jornada tende a ser mais longa e considerar mais fatores para o fechamento do negócio. 

Assim, é preciso se promover de forma estratégica e otimizada para o público-alvo do negócio. 

Em um primeiro momento, o marketing industrial para empresas consistia em nomeação voltada apenas para estratégias de divulgação, promoção e o relacionamento adotado por empresas do segmento industrial.

Com o passar dos anos, passou a se estender para todas as companhias que mantêm relações comerciais com empresas, independentemente da área de atuação, mas com um maior foco no fornecimento de materiais e serviços.

Desse modo, uma empresa com modelo B2B pode estabelecer algumas técnicas do marketing industrial para fortalecer o negócio, como:

  • Ter presença nas redes sociais;
  • Investir em inbound marketing industrial;
  • Definir a buyer persona;
  • Utilizar métodos de SEO (Search Engine Optimization).

Essas e outras dicas podem ser implementadas em empresas focadas em B2B, otimizando e qualificando os resultados obtidos, visto que é possível agilizar a jornada do consumidor e melhorar o relacionamento com o público.

Contudo, nada impede que negócios especializados em brindes personalizado possam utilizar o marketing para obter excelentes resultados, realizando as adequações necessárias para destacar o seu negócio nas mídias e atingir seus objetivos.

Sendo assim, entender o que é o marketing industrial é essencial para utilizar todas as técnicas com eficiência e, com isso, ter ganhos promissores para a empresa.

O que é Marketing Industrial?

O marketing industrial é um conjunto de ações que podem ser adotadas por empresas que visam uma comunicação eficiente de modo a direcionar os temas, canais e as mensagens mais adequadas para criar relacionamentos entre organizações e empresas.

Esse tipo de marketing difere do modelo B2C, em que o objetivo é atingir o consumidor final e, mesmo que se utilize de ações de conteúdo, ocorrem em espaços mais amplos (inicialmente) e se foca nos benefícios gerais dos produtos, e não em impactos que podem ser agregados a uma linha de produção, por exemplo.

Já no marketing para B2B o foco é dialogar com empresas de segmentos diferentes, ou do mesmo, mas que se complementam, de modo a criar relacionamentos mais estreitos e de longo prazo, estabelecendo parcerias para o fornecimento de peças, por exemplo.

O diferencial do marketing industrial é a capacidade de construir relações que são benéficas e duradouras para mais de uma empresa, conciliando objetivos de ambas as marcas envolvidas. 

É com as estratégias de marketing industrial que você pode mostrar para as empresas como o seu negócio de empresa de portaria tem a contribuir para o crescimento e sucesso de outros negócios.

Nesse sentido, um detalhe importante que os empresários devem se atentar é que há empresas na área industrial que fornecem bens de consumo para consumidores finais, ou mesmo peças/produtos que podem atender atividades fins.

Por exemplo, montadoras de carros que possuem um grande esforço em construir uma imagem junto aos consumidores podem oferecer itens usados em manutenções ou mesmo para a adaptação de veículos que é feita pelo proprietário do carro.

Dicas importantes sobre o marketing industrial

Algumas dicas simples podem ajudar os profissionais no processo de implementação das estratégias de marketing industrial, melhorando as performances, bem como outros processos para entregar produtos e serviços de qualidade. São elas:

  1. Coerência da imagem da empresa

A imagem que a marca cria é algo muito importante, pois os consumidores e até futuros investidores estão em busca de empresas que se preocupam com o meio ambiente e que tenham práticas sustentáveis. Ou mesmo, que se identifiquem com as causas e valores da marca, que deve ter uma unidade, independentemente dos canais utilizados para se comunicar e promover.

Outros fatores podem influenciar nas escolhas, mas a preocupação com o meio ambiente, por exemplo, no segmento industrial, é um importante tópico e é crucial ter um posicionamento coerente a respeito deste assunto, tendo em vista o alto impacto desse segmento na esfera ambiental.

Trabalhar algumas técnicas de marketing para agregar coerência na imagem da empresa é o modo de ter resultados promissores a longo prazo.

  1. Educação do mercado

As indústrias utilizam tecnologias para o desenvolvimento de produtos, sempre visando ideias e conceitos para otimizar o trabalho e as rotinas que se propõem solucionar. 

Isto posto, pode ocorrer a necessidade de ter de educar o mercado sobre as novidades que aumentam a percepção sobre o valor do produto.

Uma fábrica especializada em produzir piso de concreto polido precisará educar o público sobre a importância do uso e as vantagens que esse item proporciona, quais problemas solucionam e qual seu uso indicado, principalmente por se tratarem de materiais mais técnicos e subjetivos, diferentemente dos produtos finais. 

Neste caso, investir no marketing pode ser uma ótima maneira de educar o público e demonstrar a relevância e autoridade da marca, atraindo mais confiança na relação com os potenciais parceiros/consumidores.

  1. Atração de talentos

Uma empresa que visa o sucesso precisa contar com os melhores talentos. O marketing pode aumentar o valor dos profissionais da empresa, algo que contribui para a retenção de talentos, como no endomarketing, mas também pode favorecer o constante desenvolvimento dos profissionais.

Além disso, é preciso contar com equipes dedicadas e especializadas não só na prestação de serviços e atendimentos, cruciais para atrair e reter clientes, mas também no próprio processo de marketing, de modo a identificar e destacar as forças da indústria no mercado.

Como utilizar, de forma prática, as estratégias de marketing industrial?

Entender como utilizar as estratégias de marketing industrial na sua empresa é o modo de conseguir fechar negócios importantes, como nos laudos técnicos de outros depósitos.

Para isso, algumas das estratégias que podem ser implementadas no seu negócio são:

  1. Estabeleça a sua buyer persona

O conceito de Buyer persona consiste na representação do cliente ideal da sua empresa. 

Sendo assim, é importante pensar em quem e qual o tipo de empresa você deseja vender às suas soluções.

Usar dados como o buyer persona e do mercado de atuação (tempo de experiência, faturamento anual e o público ao qual se dedica) são informações fundamentais para a criação desta representação do cliente ideal e ter ações de marketing mais efetivas.

  1. Utilize técnicas de SEO

Os métodos de SEO ajudam a posicionar melhor o blog ou site nos mecanismos de busca como o Google.

Com um bom uso de palavras-chave e outras técnicas de SEO, toda vez que um lead faz pesquisas relacionadas às soluções, a sua empresa de ar condicionado instalação pode aparecer nas primeiras posições nos resultados de busca.

  1. Fortaleça a sua presença nas redes sociais

Uma excelente estratégia para o marketing industrial é marcar presença nas redes sociais. 

Ao criar perfis nas redes, as empresas podem se aproximar mais do público, criando conteúdos institucionais focados em B2B, ou mesmo B2C, podendo investir em ações mais diversas, dinâmicas e efetivas, alcançando um maior público.

O Linkedin é um ótimo exemplo de rede social que tem atraído várias empresas focadas em B2B.

  1. Aposte em Inbound Marketing industrial

É possível utilizar o inbound e o outbound marketing nas empresas para aumentar as oportunidades e resultados positivos.

O inbound marketing industrial tem como foco atrair os clientes, principalmente no ambiente digital por meio da criação de bons conteúdos e outras ações que levem o cliente a buscar pela empresa. 

Assim, o grande objetivo é fazer com que os potenciais clientes cheguem na empresa voluntariamente, mesmo que não estejam prontos para a compra.

Já o outbound marketing para indústria, seja uma voltada aos serviços de desentupimento 24 horas ou a linha de produção de embalagens para produtos de beleza, é composto por estratégias mais tradicionais de marketing e publicidade, sendo ações mais reconhecidas pelo público, como publicidades de interrupção com ligações e chamadas em televisões e vídeos no Youtube.

Neste caso, a empresa vai atrás do cliente, visando um alcance maior e mais difuso, podendo recorrer a comerciais de TV, peças gráficas, veículos impressos, rádio, telemarketing, banners em redes sociais, entre outros, sendo uma ação ativa mas que pode não ser tão qualificada, conforme o canal escolhido e nicho de atuação.

Ao utilizar o inbound é possível atingir um público qualificado, realmente interessado nos produtos e serviços da empresa, qualificando-o e levando a evoluir no funil, visto que já foi criado um relacionamento ativo, a partir do desafio atendido pela indústria para o qual a pessoa encontrou um conteúdo relevante.

O inbound é um método muito utilizado para o marketing de conteúdo, uma estratégia que consiste em desenvolver conteúdos relevantes em diferentes formatos, baseado nos interesses da buyer persona.

Assim, com o marketing de conteúdo a sua empresa de serviços de topografia pode se tornar uma autoridade no assunto, atraindo pessoas interessadas e oferecendo soluções eficientes.

Atualmente as empresas B2B tem feito muito sucesso com vendas online, pois com a praticidade de comprar suprimentos diretamente do escritório, evita que um vendedor vá até a empresa e otimiza os processos por meio das vantagens oferecidas pela internet. 

Para isso, existem algumas táticas que podem ajudar no processo de venda e posicionamento nos canais online de venda, como:

  • Tenha concentração no procedimento de vendas;
  • Defina um valor para o que será vendido;
  • Invista em uma equipe de vendas;
  • Estabeleça um senso de urgência;
  • Crie ofertas irrecusáveis;
  • Mantenha-se em contato com os clientes;
  • Ofereça um serviço de qualidade;
  • Utilize o marketing de conteúdo;
  • Potencialize a base de contato via e-mail.

Estas técnicas são muito úteis e podem ser incorporadas em empresas de diferentes segmentos, por exemplo, companhias especializadas em junta de vedação.

Benefícios do marketing industrial

O marketing industrial atua desde as fases do processo de vendas até o reconhecimento de que a empresa precisa de novos benefícios/produtos para continuar crescendo, estabelecendo a fidelização dos clientes.

Com isso, alguns dos pontos positivos desse método de marketing são:

  • Aumenta os lucros;
  • Atrai leads qualificados;
  • Permite construir autoridade;
  • Gera excelentes resultados a longo prazo;
  • Traz mais compreensão a respeito do público-alvo da indústria.

Portanto, investir nas estratégias de marketing industrial pode render excelentes resultados para as empresas focadas em B2B, bem como auxiliar em ações para empreendimentos B2C, melhorando o faturamento, número de clientes e crescimento, fatores importantes para o reconhecimento de mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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