Você que possui um comércio sabe bem que o telemarketing é uma das estratégias mais adquiridas por empresas, especialmente na área de vendas. No entanto, ele não é totalmente ideal para todos e, por isso, é bom descobrir se ele é uma boa aposta para seu comércio. Para isso, você precisa saber quais as vantagens e desvantagens do telemarketing.
Atualmente existem muitas empresas de telemarketing que prestam serviços para seu negócio. As técnicas e táticas usadas no telemarketing são variadas e isso pode alavancar suas vendas.
As empresas de telemarketing foram criadas para oferecer suporte e aumentar as vendas seja qual for o seu negócio. Mas, você precisa entender o que é o telemarketing. Veja abaixo tudo o que precisa saber sobre o telemarketing.
Telemarketing: o que é?
O telemarketing é um serviço que já vem sendo usado há algum tempo por empresas e pessoas que possuem um empreendimento. Esse serviço é usado para promover as vendas por telefone.
A maioria das pessoas não sabe é que, além de trabalhar com venda de serviços ou produtos através de ligação. Além disso, o telemarketing funciona como um canal eficiente para atendimento ao cliente, principalmente no pós-venda.
Neste caso, o telemarketing é mais usado por empresas, a maioria sendo auxiliada por call center terceirizado para fazer e atender ligações, visto que internalizar pode não ser inviável financeiramente para as médias e pequenas empresas, devidos aos elevados custos relacionados à infraestrutura, ferramentas e equipamentos de informática, além de um espaço físico para implementar o setor.
Quais as diferenças com Call Center e Contact Center?
Como já foi citado antes, existem vários serviços de atendimento e cada uma das empresas no mercado busca por aquele que atenderá as suas demandas e as de clientes, é importante ficar atento, visto que alguns são muito parecidos com o telemarketing, como o call center e contact center. Confira a seguir as suas diferenças:
O Telemarketing é um setor que trabalha no atendimento, especialmente quando se fala em vedas. No telemarketing é oferecido os serviços ou produtos através do telefone, ou também, pode fazer o atendimento e suporte ao cliente, bem como vendas receptivas.
Já o Call Center é a central de atendimento, onde é realizada ligações da empresa e também recebida. O foco do Call Center é oferece o suporte técnico e ouvidoria, basicamente, é o atendimento receptivo ao cliente.
O que fazer para para ter um telemarketing de sucesso
Para que o telemarketing tenha sucesso e dê resultados, você deve levar em consideração algumas dicas importantes, elas vão fazer essa estratégia funcionar. Veja a seguir algumas dicas:
Faça um Contact Center. É importante que não se concentre apenas no contato telefônico. Com a criação do Contact Center você dará ao consumidor diversas possibilidades de contato, assim ele poderá escolher a que mais gosta. Com isso terá atendimento nas plataformas sociais, nos chats da sua página e também nos emails, dessa forma suas possibilidades de contato com o cliente são ampliadas.
O Inbound Marketing ou Marketing de atração também é uma excelente estratégia para se aproximar do usuário. Ela consiste em atrair o cliente com conteúdo valioso, útil e relevante. Assim, os clientes encontram a sua empresa através de vários canais como blogs, SEO e redes sociais.
Através dessa estratégia o usuário fica mais próximo e estreita o relacionamento, tirando as dúvidas do cliente. Pouco a pouco ele fica conhecendo mais sobre sua empresa e os serviços que você oferece.
Assim que tivermos o potencial cliente, sua equipa de telemarketing entrará em contato consigo para fechar o negócio. Com isso poderá dirigir-se a um usuário que já está preparado para receber um contato mais próximo.
O Marketing relacional também é uma tática, é um complemento ao Inbound Marketing. Ele consiste na criação de um conjunto de estratégias de fidelização e ganhar autoridade, isto é, o principal intuito do Marketing de Relacionamento é conquista e a fidelização de clientes, transformando-os em defensores e promotores da marca.
O investimento em treinamento também é uma excelente dica para que seu marketing funcione. Quando investimos na formação dos profissionais da sua equipa, os resultados do telemarketing são bem mais favoráveis.
Veja as vantagens do telemarketing
Contato direto: 88% dos brasileiros tem tendência ou preferência a resolução de assuntos por meio do telefone, por isso, esse contato direto utilizando canais de atendimento por telefone é uma maneira mais pessoal e interativa de resolver problemas.
Otimização: são passadas ou cadastradas várias informações de mesmo cliente e um mesmo contato de telemarketing
Custo: sai bem mais barato realizar vendas por meio do telemarketing, já que há uma economia de custo na estrutura, logística e comissão em uma loja.
Velocidade: Um operador de telemarketing realiza cerca de 70 e 140 contatos em apenas um dia, já o vendedor de campo pode, em média, visitar apenas 12 clientes, no máximo
Existem várias empresas de telemarketing, entretanto, o foco delas sempre serão grandes contas, como mais de 10 PAs.
Os custos de montar uma central de atendimento intensamente ou contratar uma empresa, podem ser muito elevados, a depender do porte do seu negócio. Por isso, há diversas alternativas que podem ser mais em conta para pequenas e médias empresas como é o caso do telemarketing.
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