Como aparecer nos resultados da pesquisa do Google
Se chegou até esse artigo, provavelmente quer saber como aparecer nos resultados da pesquisa do Google. Afinal, você deve ter um negócio ou trabalhar em uma empresa que precisa aumentar a visibilidade no ambiente online. E não é por menos!
Hoje em dia, a maioria das transações começa com uma simples pesquisa no Google. Seja para comprar um produto, encontrar fornecedores, contratar diversos tipos de serviço, enfim. Além disso, as relação comerciais apresentam uma forte dependência da internet.
Pesquisa do Google: Invista em Marketing Digital
Portanto, se você quer alavancar o seu negócio e conquistar novos clientes, é imprescindível que você invista no marketing digital. Consequentemente, você deve entender o que é SEO e porque esse termo é tão importante para que você consiga ranquear bem no Google.
Ao longo desse artigo, você saberá mais sobre a importância de estar entre os primeiros resultados da pesquisa. Além disso, apresentaremos dicas importantes para que o seu site ganhe essas posições de destaque.
Então vamos começar?
Pesquisa do Google : Por que eu preciso me preocupar com o posicionamento no Google?
Essa é uma pergunta muito fácil de responder. Pense na última vez que você buscou por algum produto ou serviço na internet.Certamente você acessou os primeiros links que apareceram, não é mesmo?
Assim como você, a maioria dos clientes também vai direto para esses primeiros resultados.
Afinal, assumimos que a internet tem respostas rápidas e que não é preciso aprofundar a pesquisa para encontrar o que você deseja.
Pesquisa do Google : Seu site na primeira página!
Certamente, um usuário raramente passa da primeira página de resultados. Ou seja, se você quer garantir esse acesso, é muito importante que o seu site seja um dos primeiros contatos do cliente.
Felizmente, o Google é uma plataforma que se preocupa muito com a experiência positiva dos usuários. por isso, para alcançar esse objetivo, ele oferece uma série de critérios que podem ser aplicados em seu site para ajudar os seus clientes a encontrarem o que buscam.
É aí que entra um conjunto de técnicas conhecido como SEO.
O que é SEO?
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A sigla SEO pode ser traduzida como Otimização Para Mecanismos de Busca (em inglês, Search Engine Optimization). Ela engloba diversos critérios definidos pelo própria Google para classificar a relevância de uma página na internet.
Além de aprimorar o conteúdo para o usuário, as técnicas de SEO fazem com que os robôs do Google consigam ler a sua página. Assim, ele é capaz de garantir a experiência do cliente que faz uma busca.
Otimizar o seu site é importante se você deseja conseguir tráfego orgânico, ou seja, não pago. Depois de apresentarmos as principais técnicas de SEO, vamos falar também sobre como aparecer nos resultados da pesquisa do Google com anúncios patrocinados.
Dentre as principais técnicas de SEO para aparecer na pesquisa do Google, podemos citar:
Uso de palavras-chave relevantes
As palavras-chave são como o centro de qualquer estratégia de otimização. Elas representam os termos mais buscados pelos usuários. Para definir quais são essas keywords que devem ser inclusas no seu texto, é preciso primeiro identificar o volume de busca.
Ferramentas Úteis!
Em ferramentas como o UberSuggest, você pode digitar a palavra que acredita ser a mais adequada e ver qual é o fluxo de pesquisas deste termo no Google. Vale lembrar que ela deve sempre ser relacionada ao seu negócio. Por exemplo, se você vende flores online, sua palavra-chave principal pode ser “compre flores online”.
A palavra-chave deve sempre aparecer no topo da sua página, nos subtítulos e até mesmo em botões de ação. Porém, vale lembrar que ela deve aparecer de forma natural e em pequenas quantidades para que o conteúdo não seja classificado como spam.
Otimização de imagens
Resolvendo esse Problema!
O uso de imagens no seu conteúdo melhora a legibilidade do texto e, ao mesmo tempo, faz com que ele seja mais atrativo para os usuários. O problema disso é que os robôs não são capazes de ler as imagens. Com isso, o conteúdo pode acabar sendo classificado como inadequado.
Para resolver isso, é preciso otimizar também as imagens. Além da legenda, é possível utilizar o recurso de texto alternativo (presente em ferramentas de edição e publicação, como o WordPress) para indicar o tema da imagem.
Utilize links internos
O Google entende os sites como uma grande rede de informações. Ou seja, o uso de links internos nesse contexto, faz com que o mecanismo de busca entenda que a sua página é completa.
Os links internos são como chamamos o redirecionamento do usuário de uma página para a outra. Por exemplo, nesse artigo falamos sobre como aparecer nos resultados da pesquisa do Google. Posteriormente, para que você se aprofunde no tema, podemos incluir um link para um artigo que fale especificamente sobre o uso de links internos.
Assim, o usuário começa a utilizar somente o seu site como referência quando precisar de alguma informação.
Além das dicas acima, podemos citar também:
- A atualização constante do site para que ele tenha sempre informações novas e assertivas;
- Em seguida, a construção de um meta title eficiente;
- Certamente, aplicar estratégias de link building (onde outro site aponta para a sua página como referência);
- Por fim, implantação de um chat bot para atendimento ao cliente e muito mais!
Ao aplicar essas técnicas, as chances de que você consiga aparecer entre os primeiros resultados do Google e posteriormente consiga o tão sonhado tráfego orgânico são maiores!
Se você quer se aprofundar e saber como aplicar todas essas técnicas de SEO, acima de tudo, considere a possibilidade de fazer um curso sobre o assunto. Posteriormente, veja essa lista com vários cursos de SEO no mercado.
Como aparecer nos resultados da pesquisa do Google com links patrocinados
Outra forma muito eficiente de ranquear no Google é com o apoio dos anúncios.Certamente você já percebeu que os três primeiros resultados sempre têm uma indicação de “anúncio”. Isso é porque a plataforma reserva esses espaços para as pessoas que compram esses links patrocinados.
Para anunciar, é preciso utilizar o Google Adwords, ou seja, por meio da plataforma. Além disso, com o ADS você consegue comprar uma determinada palavra-chave e garantir que o seu site esteja sempre na primeira página. Posteriormente, é possível definir o orçamento e até mesmo a forma de pagamento que melhor se adequa às suas necessidades.
Links Patrocinados
Certamente, investir nos links patrocinados é uma ótima forma de começar no mundo do marketing digital.
Assim, você pode construir as estratégias de SEO aos poucos. Posteriormente, quando o site já tiver um tráfego estável, será mais fácil transacionar para meios orgânicos de conquistar os seus clientes.
Agora que você já está mais perto de se tornar um especialista em marketing digital, chegou a hora de colocar a mão na massa e alavancar o seu negócio. Mas, caso ainda tenha dúvidas sobre o tema, deixe o seu comentário no espaço abaixo e vamos ajudá-lo.
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