Geração de leads e vendas qual sua relação?

Geração de leads e vendas qual sua relação?

Geração de leads: uma poderosa estratégia para vender

GERAÇÃO DE LEADS

Uma das ferramentas mais potentes do marketing digital: a geração de leads vai além de ter uma base de contatos, ou seja, serve para divulgar sua empresa, captar e incentivar clientes potenciais a adquirirem os produtos ou serviços que ela oferece, através de análises e ações.

Assim, veja a seguir tudo o que você precisa saber sobre geração de leads no marketing digital.

– O que é geração de leads no marketing digital?

– Como gerar e qualificar leads?

– Por que gerar leads?

– Qual a importância dos leads para o seu negócio?

– Qual a relação entre leads e o funil de vendas?

GERAÇÃO DE LEADS: Entenda o que significa leads:

Leads são as informações de contato captadas através de ações de marketing, isto é, que oferecem algum conteúdo relevante em troca do nome, e-mail, e em alguns casos, o telefone das pessoas.

Sendo assim, a geração de leads no marketing digital, é um conjunto de ações elaboradas para atrair as pessoas e receber o contato delas. Isto é, criando um canal de comunicação para conhecerem mais sobre seus produtos ou serviços e levá-las para uma futura compra.

Por isso, invista seu dinheiro em uma geração real e espontânea de leads para um retorno eficaz. Portanto, nunca compre uma lista de e-mails, isso queima a imagem da sua empresa tornando-a inconveniente por enviar conteúdos não solicitados.

Saiba o que fazer para gerar leads:

Para pensar em estratégias eficazes para geração de leads é preciso identificar primeiro:

– O que as pessoas pesquisam para encontrar o seu negócio;

– Quais os problemas que as levam a te buscar;

– O que elas querem saber;

– O que as influenciam e levam para a decisão de compra.

Agora sim! Conheça as principais ações para gerar leads no marketing digital e como qualificá-los.

GERAÇÃO DE LEADS: Invista em marketing de conteúdo

Principalmente, por meio de um blog com assuntos relevantes e interessantes para as personas do seu negócio. Isto é, incluindo ao fim desses artigos, um formulário de cadastro para assinatura de newsletter. Além disso, links para compartilhar o conteúdo nas redes sociais ou direcioná-las para os perfis da sua empresa.

Crie landing pages

Principalmente, páginas com cores atrativas e texto bem dispostos contendo um formulário simples para ser preenchido e receber em troca um conteúdo mais detalhado sobre determinado assunto, como um e-book para baixar.

Utilize as técnicas de SEO

Crie conteúdos otimizados, ou seja, utilizando palavras-chaves que se referem aos termos mais buscados e específicos ao que sua empresa oferece, isso porque, para que seu site ou blog apareça nas primeiras páginas de pesquisa do Google e isso gere o acesso.

Faça campanhas nas redes sociais

Principalmente ,impulsione postagens com assuntos relevantes para seu público-alvo e que atraiam sua atenção ao oferecer a solução para um problema ou uma oferta exclusiva,isto é, direcionando-os para uma landing page, seu site, e-commerce ou blog, onde as pessoas poderão ter acesso ao conteúdo, fazer o cadastro e assim gerar leads.

Crie anúncios no Google Adwords

Essencialmente , anúncios de links patrocinados no Google Ads ajudam a atrair tráfego de leads qualificados ao seu site, pois com eles seu conteúdo aparece na primeira página do resultado de pesquisa para todos aqueles que buscarem a palavra-chave relacionada a ele.

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GERAÇÃO DE LEADS: Como qualificar os leads:

Posteriormente, após captar um lead, você deve nutri-lo com informações relevantes.

Isso porque, conforme ele interage com o conteúdo que você envia por e-mail marketing, aumenta sua pontuação e classificação, assim, o tornando ou não um lead qualificado.

Em seguida, confira alguns tipos de qualificação dos leads:

IQL (Information-Qualified Lead)

Isto é, aquele em sua fase inicial que ainda não possui histórico de interação e não sabe muito sobre a empresa, precisa ser nutrido.

MQL (Marketing-Qualified Lead)

Representa um lead qualificado, ou seja, aquele que passou por uma estratégia de nutrição, iso é, demonstrando interesse no seu conteúdo e em adquirir seu produto ou serviço, com grande potencial para virar cliente. Essencialmente, ele precisa de assistência e informações específicas para se converter em venda.

SAL (Sales Accepted Lead)

Além disso, temos o processo de validação do MQL, no qual, confere-se se as informações preenchidas pelos leads estão corretas antes de encaminhar o contato para a equipe de vendas e continuar o envio de conteúdos.

SQL (Sales Qualified Lead)

Principalmente, este é aquele lead que já foi qualificado para vendas e demonstra interesse imediato em comprar, sendo considerado um prospect e futuro cliente. Isso porque, ele está pronto para receber ofertas e seguir para a negociação.

Principal motivo para gerar leads:

Principalmente, são por meio deles que você poderá criar um canal de comunicação e fazer a análise de métricas, isto é, através de ferramentas de automatização como CRM, RD Station Marketing, entre outras, que ajudam a identificar o nível de engajamento e potencial de compra do cliente, como interagiram com os conteúdos enviados, por exemplo, quais acessaram, suas preferências, as páginas que visitaram no seu site, os produtos que mais despertaram seu interesse, etc.

Assim, você entende em qual etapa do funil de vendas o lead está, além disso, de que forma e quando agir, encaminhando seu contato para a equipe de vendas ou enviando um e-mail sobre aquele produto ou assunto específico, isto é, auxiliando assim no processo de decisão de compra.

GERAÇÃO DE LEADS: A relevância dos leads para o seu negócio:

Além de ser uma poderosa ferramenta do marketing digital que auxilia diretamente nos resultados do seu negócio, essencialmente, uma eficaz gestão de leads garante:

  1. Em primeiro lugar, atrair clientes potenciais para compras futuras. Ou seja, despertando e nutrindo neles o interesse pelo seu produto ou serviço e mostrando que você entende do assunto;
  • Em seguida, manter o fluxo e vendas no seu site. Isto é, direcionando os clientes para os produtos que eles podem querer ou já estão procurando;
  • Além disso, estimular o desejo pela aquisição e assim encurtar o funil de vendas;
  • Posteriormente, otimizar o trabalho da equipe de vendas com clientes. Aqueles que já vêm sendo preparados para comprar e assim garantem mais chances de conversão;
  • E por fim, fidelizar seus clientes após a compra, ou seja, oferecendo atendimento pós-venda e ganhando sua confiança.

GERAÇÃO DE LEADS: Relação dos leads com o funil de vendas:

Funil de vendas é o percurso que o usuário leva até a realização da compra. Isso porque, através dos leads você entende em qual fase do funil ele está e assim consegue direcionar conteúdos mais assertivos e adequados a ela. Ou seja, ajudando-o a evoluir dentro da jornada de compra.

GERAÇÃO DE LEADS:O funil de vendas é dividido em:

  1. Topo do funil: fase da descoberta e aprendizado, ou seja, onde atrai os clientes, mostra o problema e anuncia ter a solução.
  • Meio do funil: fase da conquista e interesse, isto é, onde oferece a solução em troca do contato e investe na nutrição de conteúdos.
  • Fundo do funil: fase da decisão de compra, onde informa sobre seus valores e benefícios. Assim, se efetua a venda e fideliza com atendimento pós-venda.

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