Você já ouviu falar do Marketing B2B? Em um ambiente cada vez mais digital para os negócios, quem entende a importância dessa ferramenta pode aproveitar as novas tendências e surfar em oportunidades.
Que tal conhecer mais sobre essa modalidade de Marketing e entender seu objetivo? Você pode aprender bastante e elevar o posicionamento da sua empresa a um novo patamar!
Vamos aprender?
O que é o marketing B2B
O Marketing B2B é o processo de construção de relações entre empresas. Negócios que trabalham para negócios, prestando serviços ou ofertando produtos.
As empresas, de uma forma geral, utilizam o marketing para se posicionar e aumentar suas vendas. Afinal, o objetivo do marketing é, entre muitos elementos, aumentar a lucratividade de um produto, serviço ou negócio.
Entretanto, é preciso entender que o Marketing é sobre relacionamentos. As pessoas se relacionam umas com as outras e isso normalmente envolve trocas. Isso se aplica tanto a situações de compra e venda quanto a experiências e desenvolvimentos em uma relação de qualquer espécie.
Veja, uma amizade é uma relação de troca. Amigos trocam experiências, momentos, ideias e até itens palpáveis, físicos, como presentes. Um relacionamento amoroso também, e nisso há a inclusão da troca de sentimentos, valores, promessas, compromissos e expectativas.
Toda relação humana tem algum tipo de negociação. As pessoas sempre buscam obter aquilo que é vantajoso para si. No mundo dos negócios, não é diferente. O Marketing B2B envolve o posicionamento de uma empresa diante de outras empresas, sejam elas do mesmo segmento ou não.
A ideia é construir uma base sólida para que a empresa possa ser encontrada e compreendida no mercado, tanto pelos seus clientes quanto parceiros e colaboradores. A diferença é que, no Marketing B2B, as relações esperadas são entre as empresas.
Para que serve o marketing B2B
O Marketing B2B está presente desde o modelo de negócios de uma empresa que irá atender outras empresas. Quando falamos em marketing, é normal que as pessoas se lembrem da publicidade.
A publicidade é apenas um braço do marketing. O marketing, em si, envolve o estudo de mercado, o posicionamento da empresa, a sua comunicação, o alinhamento de ideias e valores e o conhecimento profundo sobre o público-alvo, entre outros aspectos.
Portanto, podemos dizer que o Marketing B2B serve para nortear empresas e suas estratégias. É a pavimentação para qualquer ação publicitária ou de relacionamento.
Qual o objetivo do marketing B2B
O objetivo do Marketing B2B é garantir que uma empresa, que presta serviços a outra empresa, tenha todas as ferramentas e informações necessárias para alcançar seus objetivos.
Ao final, o propósito do Marketing é gerar mais lucro a uma empresa, e para alcançar essa meta, é preciso analisar um número considerável de informações. A partir disso, os estrategistas podem traçar perfis de consumidores e planejar ações para:
- Aumentar o reconhecimento da marca;
- Posicionar a empresa no mercado;
- Adquirir clientes;
- Gerar novas parcerias;
- Fortalecer relacionamentos;
- Lançar produtos ou serviços.
Quais as vantagens
- Maior compreensão sobre o mercado que sua empresa atua;
- Entendimento profundo sobre o perfil do seu cliente ideal;
- Definição do seu público-alvo e linha de comunicação assertiva;
- Maior facilidade para desenvolver novos produtos e serviços;
- Precificação assertiva;
- Menos briga por preços, mais valorização para o trabalho da empresa;
- Possibilidade de desenvolver programas de fidelidade e parcerias;
- Investimentos assertivos em publicidade e uso otimizado de recursos;
- Previsibilidade comercial.
As empresas que prestam serviços a outras empresas podem aproveitar essas e outras vantagens do Marketing B2B. Contar com o apoio de estrategistas com experiência e expertise no segmento em que você atua é algo que fará muita diferença nas suas ações.
Será mais fácil planejar e executar novos lançamentos, se posicionar no mercado, compreender quem são seus concorrentes, quais são suas oportunidades e os riscos que sua empresa corre.
O que é B2B e B2C no marketing
Esses termos se referem a quem o marketing é destinado. No caso de B2B, Business to Business, estamos falando de relações entre empresas de qualquer porte e segmento. Para o B2C, Business to Customer, a relação é entre empresas e consumidores, pessoas físicas.
As principais diferenças entre B2B e B2C estão na comunicação, na segmentação e em outros pontos-chave de uma estratégia. No caso do Marketing B2B, as ações normalmente são voltadas a empresários, cargos executivos e de tomada de decisões, setores de compra e de pesquisa. A comunicação é muito específica para esses setores.