Você conhece o potencial do Marketing para Empresas de Serviços? Seja como uma grande, média ou pequena empresa, precisa entender como essa ferramenta tem o potencial de fazer a diferença nos seus negócios.
Se você atende clientes e oferece um ou mais serviços, precisa saber se posicionar, entender o que é Marketing e como valorizar muito o seu trabalho.
Separamos algumas dicas que vão fazer a diferença na forma como você aborda seu negócio e em como os clientes enxergam a sua empresa – seja ela pequena, média, grande ou mesmo individual.
Para que serve o marketing para empresas de serviços?
O Marketing para Empresas de Serviços serve para nortear toda e qualquer estratégia que sua empresa tiver. Isso inclui não apenas a publicidade, mas também a contratação de colaboradores adequados, a gestão do negócio e a avaliação de oportunidades, forças e riscos ao seu negócio. Entre vários outros fatores!
Com uma estratégia de Marketing para sua empresa de serviços é mais fácil definir como seu negócio irá se comunicar com o mercado e a sociedade, e como será encontrada pelos clientes em potencial e parceiros – o que se conecta diretamente à publicidade.
Quais as vantagens do marketing de serviços?
- Maior compreensão sobre o mercado que sua empresa atua;
- Entendimento profundo sobre o perfil do seu cliente ideal;
- Definição do seu público-alvo e linha de comunicação assertiva;
- Maior facilidade para desenvolver novos produtos e serviços;
- Precificação assertiva;
- Menos briga por preços, mais valorização para o trabalho da empresa;
- Possibilidade de desenvolver programas de fidelidade e parcerias;
- Investimentos assertivos em publicidade e uso otimizado de recursos;
- Previsibilidade comercial.
Qual o objetivo do marketing de serviços
Deseja se relacionar melhor com seus clientes? Ser encontrado mais facilmente na internet? Criar ações de ativação da sua marca? Tudo isso é possível e o Marketing é flexível o bastante para se adaptar a empresas de diferentes portes, segmentos e com necessidades variadas.
Apenas é necessário:
- Conhecer bem seu público-alvo
- Garantir que sua comunicação e posicionamento estejam corretos
- Criar ações assertivas
- Definir um bom investimento e uso de recursos para o Marketing e a Publicidade
- Pensar, sempre, na experiência do cliente final.
O que sua empresa de serviços precisa para se posicionar no mercado?
Existem várias maneiras para melhorar o posicionamento e o alcance de uma empresa de serviços com o Marketing Digital. Há algumas básicas, começando pelo Google e o Google Meu Negócio, até estratégias mais avançadas, como SEO, conteúdo e publicidade paga.
Apenas deixando claro: Google = buscador, enquanto Google Meu Negócio = recurso de pesquisa.
Google Meu Negócio
Começando pelo Google Meu Negócio: as pessoas precisam saber que sua empresa existe. Se você presta serviços, provavelmente há vários clientes em potencial na sua região de atuação.
- Dentro do Google Meu Negócio, é possível incluir informações como:
- Horário de funcionamento
- Telefone
- Endereço
- Posição no Google Maps, Rotas e Como Chegar
- Fotos
- Vídeos
- Avaliações de clientes.
Um exemplo: o Luís tem um estabelecimento que realiza a manutenção de computadores e eletrônicos no Belém, Zona Leste de São Paulo. A primeira coisa que o Luís precisa fazer para ser encontrado no Google é garantir que o seu negócio esteja listado na internet.
Para isso, usamos o Google Meu Negócio. Essa ferramenta permite que as pessoas encontrem a empresa do Luís, seja digitando o nome dela ou procurando por “manutenção de computadores no Belém”.
Ou seja, toda vez que alguém pesquisar pelo que sua empresa faz na região em que você atua, poderá se deparar com o seu negócio.
Google, SEO e Marketing de Conteúdo
É com o Marketing para Empresas de Serviço que você irá “crescer e aparecer” na web. Mas, o Google Meu Negócio é apenas o começo… Com técnicas de SEO e muito conteúdo, você poderá aparecer nas primeiras posições do Google.
Se você já ouviu falar de técnicas de SEO, parabéns. Trata-se do “Search Engine Optimization”, otimização para motores de busca, em tradução livre. Isso significa garantir que uma página, um post ou site esteja bem otimizado para os padrões do Google.
As otimizações de SEO são complexas e vão além do que muitas pessoas podem te dizer. As palavras-chave e descrições são muito importantes, mas a experiência do usuário, a legibilidade de um texto e a velocidade de carregamento de um site também são fatores a se considerar.
Quando tudo está em harmonia, o seu site, post ou página poderá figurar nas primeiras posições do Google. Claro, sempre haverá concorrentes tentando conquistar o topo, e por isso, o trabalho de conteúdo e otimização deve ser contínuo.
Redes Sociais, Marketing de Relacionamento e Posicionamento
O Marketing para Empresas de Serviços também pode ser utilizado nas Redes Sociais, que se tornam excelentes canais para construir e nutrir relacionamentos com a sua audiência. Esses ambientes são muito válidos para gerar conexões e expandir o alcance da sua marca, bem como promover seus serviços de forma natural e ágil.
Anúncios, Vendas Diretas e Páginas de Conversão
Até agora, falamos das possibilidades que funcionam a médio e longo prazo. Mas, e quando você quer vender serviços ou divulgar sua empresa de maneira imediata? Os anúncios e páginas de conversão têm essa função.
O Marketing para Empresas de serviços permite que você crie anúncios personalizados nas redes sociais e no Google. Com isso, você poderá alcançar a audiência que você deseja com muita assertividade, visto que é possível definir quem verá seu anúncio, e quando isso irá acontecer.
Além disso, custa bem menos que anúncios na TV, em revistas, jornais ou rádios. Você otimiza o uso dos seus recursos e obtém resultados surpreendentes.
Você pode ter tudo isso e muito mais com uma equipe de especialistas e sentir os resultados com o mínimo de preocupação. Conte conosco para alcançar novos clientes, fortalecer laços com seus consumidores e desenhar novas possibilidades para o seu negócio!