Marketing Digital para Indústrias: conceito, utilização…

Marketing Digital para Indústrias: conceito, utilização…

Marketing Digital Acelera Negócios na Indústria?

marketing digital para industria

O Marketing Digital para indústrias deixou de ser uma opção e se tornou uma necessidade. Isso aconteceu graças à popularização da internet, que forneceu novos meios de interagir com o cliente. Hoje, essa é uma das estratégias de marketing digital, adotada por grande parte das empresas brasileiras, e esse número só tende a crescer.

Especialmente para negócios B2B (para empresas), algumas dúvidas podem surgir, como por exemplo: como o Marketing Digital vai me ajudar? Por que ele é tão importante? Existe Marketing Digital B2B?

Neste artigo, vamos esclarecer essas e muitas outras dúvidas. Além disso você aprenderá o que é o Marketing Digital, como ele afeta sua marca e dicas de como utilizá-lo em negócios como um portal ou marketplace B2B, por exemplo. Continue lendo e descubra como melhorar a sua empresa com o Marketing Digital!

Marketing Digital para Indústrias: O que é o Marketing Digital?

Antes de falar do Marketing Digital para indústrias, é bom ter uma ideia clara do que é o Marketing Digital. Portanto , vamos entender  primeiro  o que é e  quais são as diferenças em relação ao Marketing Tradicional.

Marketing Tradicional

O Marketing é um conjunto de ações estratégicas que têm como objetivo final o crescimento de algum empreendimento. Esse crescimento pode vir de várias formas, como por exemplo: um relacionamento melhor com o cliente, formação de parcerias, reconhecimento, aumento nos lucros, etc.

As estratégias utilizadas no Marketing variam muito, mas pode-se dizer que a ideia é sempre a mesma: incentivar e convencer um certo público a consumir o que você tem a oferecer. Mas além disso, o Marketing ajuda a encontrar o seu público ideal e a torná-lo mais interessado no seu produto.

O Marketing B2B também existe, mas em vez de uma pessoa comum, o cliente é uma empresa. Isso significa que o cuidado deve ser maior, uma vez que os negócios são mais estruturados e os lucros e prejuízos podem ser enormes.

Marketing Digital

O Marketing Digital não tem um objetivo diferente: procuram-se o crescimento do negócio e o aumento nos lucros. A diferença é que agora o ambiente de trabalho é a internet.  Nas últimas décadas, a internet  se tornou acessível à uma parcela enorme da população, especialmente quando se fala em mercado consumidor.

Em vez de anunciar em outdoors, por exemplo, uma loja de roupas agora pode anunciar nas redes sociais. No lugar de uma propaganda de televisão, uma escola de inglês pode preferir um anúncio no Youtube. E em vez de distribuir panfletos na rua, uma empresa imobiliária pode mostrar um anúncio para quem acessa um determinado site.

Essas são apenas mudanças na forma de anunciar. Porém existem muitos outros benefícios que  podem surgir ao utilizar o Marketing Digital, como por exemplo: a melhora na relação com o cliente; maior capacidade de personalização do seu produto; possibilidade de acompanhamento de resultados em tempo real; ganhar clientes através da internet  e muito mais.

Marketing Digital para Indústrias: por que utilizar?

Se você ainda não se convenceu com essa história de Marketing Digital para indústrias, confira alguns bons motivos para adotá-lo. Os dados mencionados a seguir, vêm de diversas pesquisas de agências de marketing, nacionais e internacionais.  Entre as pesquisas estão a E-Commerce Trends 2017 Social Media Trends 2107, Content Trends 2017.

Marketing Digital para Indústrias: Porque internet está em todos os lugares?

escolha de tecnologia marketing

Seja em casa, no trabalho ou na rua, qualquer um hoje em dia tem fácil acesso à rede. Alguns exemplos comuns são: ter um site, blog ou um perfil numa rede social. Qualquer um pode te encontrar, a qualquer momento e de qualquer lugar. Só no Brasil, são mais de 110 milhões de pessoas com acesso à internet.

Não é à toa que mais de 90% das empresas brasileiras estão presentes nas redes sociais. Além disso, tendo uma presença forte na rede, é possível conseguir clientes de qualquer lugar dentro do país – e até mesmo de fora. Afinal, se você precisa de um serviço, é mais simples sair procurando pelas ruas ou fazer uma busca no Google?

Porque o Marketing Digital veio para ficar?

Neil Patel, especialista na área, diz que se você não usa Marketing Digital, já está perdendo para o seu concorrente. Mas e se o seu concorrente também não estiver usando Marketing Digital? Nesse caso, pode esperar, é apenas questão de tempo para que ele comece.

Por outro lado, se adotar o Marketing Digital B2B te ajuda a alcançar as grandes empresas, também funciona na direção oposta: você deixa para trás quem não o utiliza. Consequentemente a vantagem sobre essas empresas é gigantesca.

Por isso mesmo é tão importante o Marketing Digital para indústrias. Quem está de fora também já entendeu, pois segundo as pesquisas, dos gerentes que ainda não se utilizam do Marketing de Conteúdo, 68,9% dizem que pretendem adotá-lo.

Porque melhora a relação com o cliente?

Liderança com o Marketing Digital para Indústrias

Quando se adota o Marketing Digital, surgem novas maneiras de interagir com o cliente. A internet proporciona uma maior facilidade de contato, o que permite ouvir seus visitantes e entender suas necessidades. Dessa forma, sua empresa consegue uma maior customização do produto, oferecendo ao cliente exatamente o que ele quer.

E as pesquisas apontam que isso traz bons resultados. Empresas que investem em Marketing de Conteúdo têm até 2,5 vezes mais clientes em relação às que não o fazem. Isso acontece justamente porque as marcas que se utilizam de blogs conseguem interagir melhor com seus visitantes. As mesmas marcas também conseguem até 3 vezes mais visitas e uma ótima geração de leads (clientes interessados).

Porque é fácil de analisar e adaptar?

O Marketing Digital se utiliza de diversos dados diferentes, chamados de métricas, para analisar o desempenho do seu negócio. Esses dados podem ser: número de visitantes, número de compradores de um certo produto, tempo médio que cada visitante permanece na sua página, etc.

Existem diversas ferramentas que te ajudam a obter esses dados e a analisá-los com muita facilidade. A partir daí você pode verificar qual parte da sua estratégia está atrapalhando ou ajudando seus negócios,  e então ajustá-la.

Como utilizar o marketing digital B2B?

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Você já deve ter entendido como é interessante o Marketing Digital para indústrias. Entenda melhor agora alguns de seus conceitos mais básicos e confira também algumas dicas de Marketing Digital B2B.

Invista em Marketing de Conteúdo

Ferramentas do Marketing Digital para Indústrias

A ideia por trás do Marketing de Conteúdo é ter um canal onde você faça mais do que simplesmente anunciar seus produtos. Dessa forma,  você vai interagir com o cliente. Essa é uma peça chave do Inbound Marketing, que em poucas palavras significa trazer os clientes até você, em vez de ir até eles.

Com a criação e a divulgação de seu conteúdo um blog por exemplo, é possível dar aos seus clientes e visitantes um conteúdo que lhes seja interessante. Em muitas vezes trazendo temas do seu dia-a-dia e que solucionem algum problema. Isso ajuda a atrair os clientes certos, e faz toda a diferença. Dessa forma , consequentemente, você possui informações e dados de quais de  seus visitantes são mais interessados e têm maior chance de se tornarem leads.

No Marketing Digital B2B, alguns tipos de conteúdo podem ser mais interessantes. Como por exemplo:notícias sobre situação atual da sua área do mercado; dicas e guias para resolver problemas comuns do seu ramo; cases de sucesso de seus clientes. É interessante tratar de assuntos que estejam em alta e que possam ser compartilhados.

SEO é fundamental

SEO significa Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca. Esse é o nome dado a certas práticas do Marketing de Conteúdo que têm uma função das mais importantes: colocar seu conteúdo — e consequentemente sua marca — no topo das pesquisas do Google.

O SEO envolve conceitos como a legibilidade do seu texto, o bom uso de palavras-chave, qualidade dos links utilizados e a relevância do texto para o assunto tratado. Os algoritmos do Google hoje têm uma incrível capacidade para analisar a qualidade de um texto, e sabem diferenciar uma boa escrita de uma sopa de palavras-chave.

É essencial que o redator da empresa seja bom com o SEO. No caso de Marketing Digital para indústrias, é importante também que o redator entenda de Marketing Digital B2B, já que há algumas diferenças de público alvo e na maneira como a informação precisa ser apresentada.

Esteja nas Redes Sociais

É difícil encontrar alguém hoje em dia que não tenha uma conta no Facebook ou no Twitter, por exemplo. E isso também deve ser uma realidade para as empresas. Estar nas redes sociais melhora a exposição da marca, aumenta tráfego em seu site, fortalece o relacionamento com o cliente e até mesmo melhora sua posição nos mecanismos de busca.

Uma pesquisa da Ironpaper mostra que 54% dos diretores de Marketing Digital B2B em 2015 conseguiram leads através das redes sociais. Além disso, a pesquisa mostra que 93% das decisões dos compradores são influenciadas pelas mídias sociais. Facebook, LinkedIn e Twitter têm posições de destaque.

Mas no caso de Marketing Digital para indústrias, o LinkedIn é especial: ele é a única plataforma que a maioria dos entrevistados (62%) considerou como realmente efetiva. Se está em dúvida de como começar, tente essa rede social que já é focada em negócios.

Considere usar Links Patrocinados

Links Patrocinados são aqueles anúncios que encontramos ao navegar por determinados sites, incluindo as redes sociais. Embora incômodos em alguns casos, eles podem ser poderosos aliados quando utilizados corretamente. E a chave para o sucesso é mostrar o anúncio para a pessoa certa.

O Google utiliza o Adwords, enquanto o Facebook utiliza o Face Ads e o LinkedIn o LinkedIn Ads. Todas essas ferramentas têm opções para você escolha o público que receberá seus anúncios. Se você tem uma lista de e-mails, por exemplo, pode criar um grupo para o qual seus anúncios serão dirigidos.

Outro recurso das ferramentas é a de rastrear quem viu seu anúncio e interagiu com ele, podendo compreender melhor a jornada de compra e o seu público alvo. Isso é essencial quando se fala em Marketing Digital para indústrias.

Não se esqueça do E-mail Marketing

Anúncios por e-mail muitas vezes são considerados invasivos, pois podem encher a caixa de entrada com propagandas indesejadas. No entanto, quando usados corretamente, são uma ótima forma de incentivar seus leads e mantê-los interessados.

Uma grande vantagem do e-mail marketing é que como você já tem alguma informação sobre seu lead, é muito mais fácil determinar em que estágio do funil de vendas ela está. Isso te ajuda a enviar conteúdo e novidades que sejam relevantes para cada pessoa, auxiliando em sua jornada de compra.

Além disso, o e-mail pode enviar praticamente qualquer conteúdo, seja um simples anúncio, um texto, um vídeo ou um link. Mas lembre-se, especialmente para Marketing Digital B2B, que o mais importante é manter seu cliente, e que ele é tão ocupado quanto você. Por isso, prefira qualidade no lugar de quantidade.

Cultive seus leads

Os leads são visitantes que se tornaram clientes em potencial, fornecendo alguns de seus dados básicos e/ou e-mail. Especialmente no Marketing Digital B2B, é muito importante mantê-los no caminho certo, para que eles de fato se tornem clientes e concretizem suas compras.

O lead tracking é um recurso oferecido por algumas ferramentas para entender melhor o seu lead: quais páginas do seu site ele visitou, o que procurou no seu site, em quais anúncios clicou, etc. Com isso, é possível enviar o anúncio ou o e-mail certo para cada pessoa e otimizar suas vendas.

O lead scoring é um recurso complementar ao lead tracking. Com ele, você pode classificar seus leads de acordo com o cargo, interesse, quantidade de visitas no site, etc., conseguindo assim separar visitantes de compradores potenciais. Com essas ferramentas, sua área de vendas pode ser muito mais eficiente, já que irá contatar apenas clientes potenciais selecionados e com alta probabilidade de conversão.

Faça parcerias para seu Link Building

Um recurso imprescindível do SEO, muitas vezes considerado o mais difícil, é o Link Building. A ideia é simples: conseguir que outros sites façam referência ao seu, aumentando a sua “reputação” aos olhos do Google. Quanto mais páginas fazem referência ao seu site, melhor para você.

Mas nem todos os sites são iguais, e o seu link pode ganhar mais ou menos valor. Por isso, o ideal é sempre buscar ser referenciado por sites que são autoridade em suas áreas. Além disso, sites que referenciam em excesso acabam diminuindo o valor dos links, e é importante estar atento.

Uma forma de fazer seu Link Building é com parcerias, e isso também é verdade no Marketing Digital para indústrias. Uma troca de links é uma boa forma de aumentar sua posição no Google e melhorar sua relação com clientes. Essa é uma ótima opção para o Marketing digital B2B!

Marketing Digital para Indústrias.Caso Prático da Exxacta Digital: Tünkers do Brasil

A Tünkers do Brasil é filial de uma empresa alemã que atua principalmente no ramo de automação industrial para a indústria automobilística, gráficas e construção civil. Eles já tinham modernizado seu site quando procuraram a Exxacta, mas necessitavam de uma maior presença digital e mais geração de negócios através dos canais online.

Tunkers Marketing Digital B2B

Com este desafio colocado, trabalhamos em três frentes e com os seguintes objetivos:

1.    Aumentar a presença digital e conhecimento da marca

Para atender a este objetivo, trabalhamos com Marketing de Conteúdo e uma ação focada nas Redes Sociais e SEO. Através de pesquisas de mercado identificamos seus principais concorrentes e clientes potenciais, assim como quais os termos e palavras chaves mais utilizados em buscas e que direcionavam os clientes potenciais para os sites da concorrência.

Com isto em mãos ficou bem mais fácil definir quais pautas e conteúdos precisavam ser gerados. Estes conteúdos foram publicados no site da Tünkers do Brasil e impulsionados através das redes sociais para os públicos alvo, as pessoas que a Tünkers do Brasil queria atingir.

O trabalho de SEO proporciona resultados a médio e longo prazo, mas foi fundamental para melhorar a posição dos termos e palavras chave na pesquisa orgânica do Google. Isso é critico na construção de resultados, já que desta maneira conseguimos atingir apenas quem está procurando pelo que a Tünkers queria oferecer.

2.    Atrair mais tráfego qualificado para o site

Além do SEO utilizamos campanhas de e-mail marketing para uma base qualificada. Construímos esta base de e-mails com clientes atuais, antigos e adquiridos através de campanhas realizadas nas Redes Sociais utilizando conteúdos ricos como e-books, webinars e a newsletter mensal da Tünkers.

Esta base de e-mails é qualificada e atualizada constantemente. Enviamos conteúdo e links específicos de acordo com o interesse e a posição de cada cliente na Jornada de Compra. Com isso conseguimos trazer mais visitantes qualificados ao site, e, tão ou mais importante do que isso, fazer com que eles permanecessem e voltassem com regularidade.

3.    Geração de leads

Automação Industrial Tunkers Brasil

Como já foi dito algumas vezes, leads são visitantes com potencial de compra. Para identificar e trabalhar com esses leads, nós utilizamos principalmente 3 ferramentas: uma boa plataforma de e-mail, lead tracking e lead scoring.

Uma boa plataforma de e-mail permite que seja possível identificar quem recebeu seus e-mails, quem abriu, em que link clicou e que seja possível colocar cada cliente em uma mecânica de automação adequada a seu comportamento. Isso faz com que o cliente se sinta valorizado e atendido, aumentando a possibilidade de venda.

O lead tracking permite acompanhar o comportamento de cada lead no site (onde clicou, quantas vezes voltou, tempo média da sessão, etc.). Estas informações são então imputadas automaticamente no modelo de lead scoring, onde para cada ação do cliente são atribuídos uma nota e um peso. Assim, podemos qualificar estes leads, passando para a área de vendas apenas clientes com alta probabilidade de conversão.

A conjugação destes fatores gerou resultados muito interessantes, como podemos verificar no quadro abaixo.

lead tracking Visitas Diárias

Dicas e Considerações finais sobre o Marketing Digital para Indústrias

Para finalizar, um resumo com algumas dicas e sugestões para sua empresa construir uma estratégia de Marketing B2B vencedora:

  • Tenha seus objetivos bem claros.

Antes de começar, envolva os principais decisores da empresa, defina seus principais objetivos e compartilhe. A chance de dar certo é muito maior.

  • Gaste um tempo no planejamento.

Planejar bem, antes de começar, vai poupar bastante tempo lá na frente, evitando que sua empresa tenha que fazer correções e tenha gastos que poderiam ter sido evitados.

  • Capriche no conteúdo.

Marketing para Indústrias é chato? Muito pelo contrário. Imagine a quantidade de imagens, informações e técnicas que podem ser demonstradas. Contrate alguém com um bom texto e que consiga extrair designs e imagens interessantes do conteúdo que sua empresa quer passar. Isto vai engajar e atrair seu público alvo. Muitas empresas pecam neste ponto.

  • SEO pode ser um mistério, mas é fundamental.

90% das compras online iniciam através de uma busca no Google. Estar bem posicionado no Google para os termos que representam seu negócio vai fazer a diferença no resultado, isso é inquestionável.

  • Automatize sempre que possível.

Isso porque, uma das maiores vantagens do online é a quantidade e diversidade de ferramentas disponíveis para aumentar a produtividade e o resultado. Não aproveitar estas oportunidades diminui consideravelmente a chance de sucesso.

  • Teste, corrija, teste novamente.

Por isso, não existe receita de bolo e o ambiente digital muda com uma velocidade incrível. Testar alternativas, corrigir, aprimorar além de melhorar o resultado final evitam consideravelmente o desperdício de recursos.

  • Analise seus resultados e ROI.

Sendo assim, Lembre sempre que tudo isso tem como objetivo final aumentar as vendas e o lucro da empresa, então tem que valer a pena. Ninguém espera resultados imediatos. São necessários no mínimo três meses para os resultados começarem a aparecer de maneira consistente, mas eles têm que ser acompanhados desde o primeiro dia.

Esperamos que com este artigo você consiga ter uma ideia melhor do que é o Marketing Digital, como funciona e qual a sua importância para a Indústria. Pode parecer bastante informação, mas é fundamental se adaptar para conseguir superar os concorrentes e de destacar no mercado. E lembre-se: o Marketing Digital veio para ficar.

E, é claro, nós da Exxacta estaremos muito felizes em poder ajudar. Caso você queira uma ajuda profissional,  fale conosco e nos conheça melhor!

Referências:

Marketing de Conteúdo B2B

-Como Criar anúncios

-E-mail Marketing

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