SEO e Outreach: vale a pena investir em posicionamento orgânico?
Investir em ações de marketing digital se tornou essencial para empreendedores que querem divulgar a sua empresa e atrair novos clientes. No entanto, será que SEO e outreach ainda continuam sendo uma boa opção de investimento? E afinal de contas, o que é SEO?
SEO significa Search Engine Optimization, em português “otimização de sites para motores de busca”. E é essencial para se posicionar sites e blogs nos resultados de buscas do Google, por exemplo. No entanto, não trata-se de uma estratégia estática, ou seja, deve ser constantemente atualizada. Pois os algoritmos do Google continuam a mudar, exigindo que os sites também façam atualizações.
Já o Outreach, que é um termo menos utilizado, é aplicado em conjunto com o SEO. Isso porque, em tradução literal ele significa “Divulgação”. E se você tem uma empresa, você sabe que divulgá-la é essencial para atrair clientes.
Esta é uma técnica que pode ser considerada nova e pode trazer grandes resultados para campanhas. Sendo assim, outreach é o ato conseguir e garantir espaço em guest posts com visibilidade online e que também possuem relevância no seu nicho de atuação.
Quer saber mais sobre a estratégia, como ela atua em conjunto com o SEO e se o posicionamento orgânico ainda merece seu investimento? Continue a leitura e descubra!
Outreach: Como aplicar este método em conjunto ao SEO
Enquanto o SEO é responsável por posicionar o seu site em resultados de busca, isto é, fazendo com que os seus potenciais clientes o encontrem, o outreach funciona como uma forma de divulgá-lo através de conexão com blogs. Além de redirecionar os leitores do blog para o seu site, aumentando o tráfego, a técnica também ajuda a melhorar o posicionamento do seu site nos motores de busca, por acrescentar valor.
É importante deixar claro que guest post funciona de forma diferente de um press release. Certamente para a técnica obter bons resultados é necessário que cada conteúdo, em cada blog parceiro, seja único e inovador.
Além disso , é importante escolher blogs que realmente agreguem valor para seu site e para se fazer isso é necessário fazer as seguintes análises:
· Relevância
O conteúdo que você vai divulgar é relevante tanto para a página de vinculação quanto para o seu site? Vamos supor que uma empresa de encanamento pública um artigo sobre como evitar entupimento de canos em um blog de ciências. Isso não é relevante para o site vinculado (empresa de encanamento). Da mesma forma, não é interessante para o leitor, não atraindo tráfego para o site, o Google também interpretará que esse link é uma prática de “black hat”, usado para manipular o algoritmo podendo até penalizar o site.
· Confiança
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O site segue as regras do Google? Isso porque, caso você divulgue seu site em blogs que já foram penalizados pelo Google ou que possuem práticas duvidosas, você terá mais danos do que benefícios. Também é importante ter atenção ao design do blog e qualidade do conteúdo que se é divulgado nele.
· Popularidade
A página atrai um grande volume de tráfego? E gera volume de compartilhamentos e menções nas mídias sociais? Certamente, quanto mais popular uma página for, maiores são as chances de aumento de tráfego para o seu site. Além de um melhor posicionamento nos resultados de busca.
· Qualidade de links
A qualidade dos links utilizados no blog indica influência e confiança? Isto é , não adianta se esforçar para fazer parceria com uma página caso ela já tenha diversos links que não agregam valor.
· Diversidade de palavra âncora
Além da sua própria publicação, também é muito importante ter atenção ao uso de palavras âncoras em outros conteúdos divulgados nos blogs parceiros. Send assim, o uso excessivo de palavras-chave em um texto envia um sinal suspeito para o Google.
· Outreach: Autoridade da página
Descubra se blog de vinculação possui alta autoridade , como por exemplo, em termos de popularidade, classificação, domínio e outros fatores.
Investir em posicionamento orgânico realmente vale a pena?
Agora que você já sabe o que deve analisar para se realizar outreach em conjunto ao SEO, e ainda possui dúvidas se deve ou não investir em posicionamento orgânico, pense que o seu site precisa ser encontrado e divulgado na internet. Por isso fazer o investimento pode sim ser uma excelente opção para o seu negócio.
Porém, se você ainda não realiza as técnicas ou já investe nelas, mas não está atingindo os objetivos que gostaria, saiba que é muito importante que você tenha um bom planejamento SEO para que realmente consiga conquistar os resultados que deseja.
Lembre-se que estas estratégias sempre devem ser atualizadas e seguirem as regras de otimização do Google.
Veja também:
– Marketing Digital para Advogados
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