Ferramentas para Inbound Marketing
Se você pretende colocar em prática estratégias de Inbound Marketing na sua empresa, nada melhor do que contar com a ajuda de ferramentas que auxiliem a garantir os resultados esperados, concorda?
Assim, pensando nisso, separamos aqui dicas de ferramentas para lhe auxiliar em todas as etapas do funil de vendas. Para que você e sua equipe de Marketing possam incluí-las da rotina da sua empresa e assim, alavancar suas métricas. Continue a leitura!
Inbound Marketing: Landing Pages
Conhecidas também como Páginas de Conversão, são utilizadas quando o assunto é promover conteúdos que exigiram maior elaboração, como por exemplo, e-books, cursos online ou webinars, por exemplo.
A Landing Page é usada para converter alguém que visita sua página em um lead, isto é, em um possível comprador do seu produto/serviço. Assim, este por sua está interessado no conteúdo que você publica e consequentemente pode vir a se interessar pelo que você comercializa. Isso porque, se você deseja levar o usuário para a próxima fase do funil, pode apostar na Landing Page!
Além disso, um exemplo de solução que você pode adotar é o Unbounce, que é voltado para a criação e personalização de Landing Pages. Isso sem a necessidade de um programador. Você ainda consegue realizar nele teste A/B a fim de comparar resultados.
Inbound Marketing: E-mail Marketing
Atualmente, tornou-se imprescindível ter um e-mail. Todos precisam de ter pelo menos uma conta de e-mail seja para acessar o celular, ter um cadastro para ouvir música, assistir a série favorita ou cadastrar no banco para receber as faturas do cartão de forma online, por exemplo. Ainda mais no meio corporativo onde as negociações são formalizadas em sua grande maioria todas por e-mail.
Tal significância do e-mail no nosso dia-a-dia faz do e-mail marketing uma poderosa ferramenta de Inbound Marketing. Ainda mais quando pensamos na relação de aproximação com o cliente.
Isso porque, por meio do e-mail marketing consegue-se criar uma escala de nutrição de leads. Mas o que seria isso? Assim, trata-se de enviar periodicamente conteúdos relevantes e direcionados para os e-mails dos leads de maneira a conduzi-los pelo funil de vendas até a última etapa.
Principalmente, quando falamos em e-mail marketing, uma plataforma ideal é o MailChimp. Isso porque, considerando seu baixo custo, facilidade de ser utilizado e eficácia, o MailChimp traz a possibilidade de automação de marketing e personalização da estratégia adotada. O que contribui muito para os resultados de Inbound Marketing. Tendo na versão gratuita funções como disparo para até 2.000 e-mails cadastrados em sua base.
Inbound Marketing: Blog
Quando se opta por ter um blog, nele você pode publicar infográficos, artigos, cases de sucesso da sua empresa, entrevistas, podcasts que estão em alta no momento, dentre outros.Além disso, você pode ter seu blog juntamente ao seu site. Assim, esses conteúdos quando bem elaborados e com o SEO bem estruturado podem chegar aos usuários alvo na Internet e fazer com que eles descubram a sua empresa.
O que contribui muito com sua estratégia de Inbound Marketing, ainda mais quando falamos em alcance orgânico. Mas, para mensurar o desempenho do seu blog, você pode utilizar o Google Analytics. Isso porque, nele é possível acessar os dados de tráfego, origem das visitas, conversões, como também das campanhas de mídias pagas e redes sociais.
Redes Sociais
Pode-se utilizar as redes sociais, como Instagram, Facebook, Linkedin, Twitter, por exemplo, como um canal para se aproximar ainda mais do seu público. Além disso, você pode usar como forma de alcançar maior visibilidade para o conteúdo do seu blog e abrir caminho para captar leads. Assim, será possível interagir, verificar o engajamento das pessoas que interagem com sua marca e viabilizar uma maneira que prestem mais atenção no que é desenvolvido por sua empresa no dia-a-dia.
Para programar suas postagens das redes sociais, o Hootsuite é uma ferramenta voltada para exercer tal tipo de gerenciamento. E assim facilitar sua estratégia de Inbound Marketing, pois, uma vez com todas suas postagens já com data e hora programadas para serem lançadas nos canais utilizado por sua empresa, você poderá focar em outras tarefas.
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Então, além da funcionalidade de agendamento de publicação, ele conta com a possibilidade de integração de todas as contas de mídias sociais, relatórios, tendências de pesquisa e comportamento. E vale lembrar que na versão gratuita da ferramenta pode-se ter até 3 contas vinculadas.
Ferramenta para CRM
Quando se trata de armazenar as informações importantes sobre seu público-alvo, na melhor que contar com softwares automatizados que concentrem esses dados em um só lugar. Outro ponto relevante quando falamos de CRM, é que seja possível mensurar em qual etapa do funil esse público se encontra naquele momento.
Pois, com tais informações, será possível elaborar listas de e-mail marketing personalizadas para potencializar a estratégia de marketing adotada por sua empresa, fazer apontamentos sobre cada lead e ainda permite ter esses dados disponíveis sempre que necessário.
Para isso, pode-se utilizar de ferramentas como o Pipedrive, nele é possível vincular informações dos leads como se fosse em um funil de vendas online que você irá personalizar e organizar. Assim, terá acesso e visualização rápida de cada um, e ainda consegue colocar lembretes para ser notificado sempre que as tarefas definidas por você vencerem.
Essas são algumas dicas para alavancar suas estratégias de Inboung Marketing com ferramentas que buscam facilitar a rotina e alcançar os resultados. Pois, uma vez com as métricas em mãos, fica bem mais fácil atingir os objetivos propostos em Marketing.
Artigo produzido por Maria Alice Ferreira – Criadora de Conteúdo no grupo Brasil Cloud.
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Maria Alice Ferreira – Gestora Comercial por formação. Apaixonada por escrever, idiomas e aprender sobre assuntos novos. Atualmente trabalha com geração de conteúdo, marketing e sucesso do cliente da Brasil Cloud.