Não se pode negar que a internet é um ambiente rico em dados importantes para alavancar os negócios, além de proporcionar um alcance gigantesco de clientes. Por isso, muitas empresas estão investindo em estratégias que utilizam o meio digital como formas de melhorar o desempenho. Estamos falando do Marketing Digital para TI!
Muitos profissionais da tecnologia da informação, apesar de estarem antenados nas novidades do mercado, ainda desconhecem essa valiosa fonte de impulsionamento de negócios.
Mas será que o marketing digital para TI é um caminho eficiente?
Continue a leitura e descubra um pouco mais sobre esse mercado que está em crescente expansão e veja também como é possível aplicá-los em sua área de atuação.
O que é o marketing digital para TI?
Antes de entender o que de fato é o marketing digital para TI, será importante definir o conceito base dessas estratégias de divulgação e venda on-line.
Antes da disseminação do uso da internet e das facilidades tecnológicas que ela propõe, as empresas realizavam as suas ações de publicidades por meios físicos. Assim, os exemplos são muitos e eles podem englobar o rádio, a televisão e até outdoors espalhados pela cidade.
Marketing Digital para TI: Alcance de Marketing !
O marketing digital tem, basicamente, as mesmas finalidades desses métodos tradicionais, mas, o seu alcance é muito maior, além de necessitar de um investimento menor. Ou seja, a relação custo/benefício é indiscutivelmente mais viável. Assim, pode-se definir que o marketing digital é o conjunto de estratégias digitais que visam à divulgação de produtos ou serviços utilizando diversos canais de comunicação.
Marketing Digital para TI: Estratégias!
Quando essas estratégias são voltadas para TI, esses métodos podem ser aplicados para divulgação pessoal do profissional ou de serviços de empresas especializadas, ou seja, além de ajudar a aumentar os investimentos no setor. As grandes empresas de tecnologia já descobriram o poder desse tipo de marketing. Dessa forma, aquelas que ainda não estão na internet acabam perdendo visibilidade e, consequentemente, terão menos oportunidades de crescimento.
Por que trabalhar com marketing digital para TI?
O primeiro ponto a ser levantado é entender que o marketing digital e a tecnologia da informação pertencem, basicamente, ao mesmo universo. Por mais que existam diferenças claras, o que move os dois setores é o avanço e a utilização dos meios tecnológicos.
Assim, a partir desse conhecimento é possível entender melhor os principais motivos para a utilização do marketing digital para TI. Ou seja, quando empresas ou profissionais do setor conseguem unir os conhecimentos de cada área, é possível que se crie um ambiente de grandes oportunidades.
Marketing Digital para TI: Meios Digitais !
Independentemente do setor, um produto ou serviço será vendido somente se o seu público-alvo for alcançado. Assim, como já falado, a utilização dos meios digitais como forma de divulgação realiza muito bem esse trabalho de direcionamento e aumento do alcance. Em seguida, diante disso, fica evidente a necessidade do mercado de TI estar presente nos meios digitais.
Além disso, as inúmeras ferramentas e canais de comunicação disponíveis na internet fazem com que a tecnologia da informação possa explorar novas formas de engajamento do seu público, mostrando a importância real que os serviços prestados pela área podem trazer para o cotidiano das pessoas.
Soluções de Tecnologia!
Grande parte da população, incluindo as empresas, depende de mecanismos, softwares e demais elementos de tecnologia para a sobrevivência. Assim, quando essas empresas procuram soluções em tecnologia, sua empresa precisa estar bem posicionada nos canais digitais e aparecer como solução confiável. Ou seja, esse é o papel do Marketing Digital para empresas de TI.
Principalmente, a disseminação desse pensamento de importância e necessidades dos serviços prestados pelos profissionais de TI pode ser explorada pelo marketing digital. Ou seja, essas ações digitais serão gatilhos impulsionadores para o aumento das vendas de produtos e serviços do setor.
Quais as principais vantagens da sua utilização?
Agora já está clara a importância de utilizar o marketing digital para TI. Mas quais são as vantagens práticas da sua utilização? Será que é possível encontrar outros benefícios que vão além do aumento da visibilidade e economia em campanhas publicitárias?
Confira então outros benefícios que os profissionais e empresas de TI podem usufruir com o uso do marketing digital:
Aumento da autoridade no mercado
Hoje em dia uma empresa, basicamente, só existe se ela estiver na internet. Mas além de ter presença nos principais canais de comunicação, ainda é preciso atingir uma autoridade digital.
Um dos caminhos para que isso aconteça é por meio do marketing digital. Um profissional de TI que possui uma notoriedade on-line, tem maiores chances de sucesso em seus negócios. Essas estratégias de divulgação farão com que os produtos ou serviços fiquem em evidência, aumentando as vendas e consolidando a marca junto ao público-alvo.
Direcionamento assertivo do público-alvo
Uma das principais dificuldades das estratégias publicitárias tradicionais e fora do ambiente virtual é a atenção de um público-alvo com alto potencial de conversão. As ferramentas de Marketing digital são excelentes para que isso aconteça.
É possível realizar uma segmentação de público, fazendo com que o conteúdo escolhido para a divulgação consiga atingir um grupo específico. Esse fato encurtará as distâncias e fará com que a empresa de TI consiga chegar mais rápido aos consumidores que buscam ou tenham interesse nos serviços.
A cada dia que passa essas ferramentas de segmentação de público-alvo ficam mais assertivas, o que promove um encurtamento da jornada de vendas. É possível preparar campanhas tanto para despertar o interesse de potenciais clientes, quanto para aqueles já estão prontos para realizar a compra. Mas é claro que isso tudo é válido também para a divulgação da marca e aumento de autoridade na área.
Acompanhamento preciso das métricas das campanhas e demais estratégias de divulgação
O acompanhamento das métricas em tempo real é mais um benefício da utilização do marketing digital para TI. Ou seja, a maioria dos mecanismos utilizados na divulgação digital possui dados que podem ser consultados em tempo real.
Principalmente, essa facilidade de consulta servirá como termômetro para entender como anda a estratégia escolhida. Abrirá espaço também para que pequenas modificações possam ser feitas a tempo de salvar o valor investido. Em seguida, com isso, já é possível imaginar o leque de possibilidades que esse acompanhamento de métricas pode trazer para os processos de divulgação do negócio.
Além disso, a empresa ou o profissional de TI pode perceber que o público-alvo escolhido não está trazendo o retorno esperado, ou então que o canal de comunicação, como é o caso das redes sociais, não é o adequado para que uma boa autoridade seja alcançada. De uma forma resumida, essas informações são importantíssimas para que os objetivos programados sejam atingidos.
Marketing Digital para TI: Insights importantes para o desenvolvimento de produtos ou serviços
Principalmente, a facilidade em obter dados importantes sobre os possíveis clientes também será indispensável para a geração de insights. Ou seja, os membros da equipe de desenvolvimento poderão mapear as tendências de mercado, adquirindo um conhecimento externo que será importante para a criação de produtos ou serviços.
Analisando exemplos!
Veja um exemplo: vamos supor que uma empresa de TI conseguiu identificar, por meio das ferramentas de marketing digital, que grande parte do público interessado está em busca de soluções tecnológicas que otimizem a gestão empresarial.
Assim, os idealizadores, dotados dessa informação, realizam um levantamento sobre a possibilidade de criar um produto que possa sanar a dor levantada. Em seguida, a partir disso, a equipe acaba desenvolvendo um software de inteligência artificial que faz com que a análise de dados seja feita de forma fácil, ágil e com pequenas chances de erro.
Divulgar é essencial!
A divulgação do produto então é feita e direcionada para aquele público que estava com dificuldades de gerenciar a sua empresa. Assim, pode-se concluir que toda essa análise feita a partir do estudo do público é capaz de aumentar ainda mais o sucesso de vendas.
Agora você consegue perceber que o marketing digital para TI pode ir muito além da simples divulgação? Por esse motivo é que é preciso evidenciar a sua importância.
Como trabalhar o marketing digital para TI?
O primeiro passo é compreender que a internet é movida por conteúdos, então o marketing digital para TI pode ser baseado nessa premissa. O grande número de ferramentas faz com que as estratégias de entrega de informação possam ser variadas.
A tecnologia da informação é repleta de notícias sobre as novidades do mercado, sendo elas atualizadas constantemente. Então será dessa forma que a captação de clientes e aumento de autoridade será desenvolvida.
Maneiras de utilizar o marketing de conteúdo
Criação de um blog
Muitos ainda desacreditam no poder que os blogs têm sobre o crescimento de autoridade e crescimento da marca. Principalmente, essas revistas digitais são espaços para que o público possa se aprofundar ainda mais sobre o nicho trabalhado.
Assim, a entrega de um bom conteúdo fará com que a empresa consiga que os possíveis clientes passem a acreditar e dar credibilidade ao que será comercializado. Por isso é preciso que os textos sejam bem escritos, tenham fontes confiáveis e falem das principais tendências de mercado.
A utilização desse canal para tirar dúvidas também aumenta o engajamento, pois o Google é o local onde as pessoas vão buscar as respostas para os diversos questionamentos que encontram no dia a dia. Com a retenção de um público fiel, as chances de vendas aumentam, pois eles terão uma confiança maior em adquirir um produto ou serviço vindo de um site que possui conteúdos que, realmente, entregam informações de qualidade.
O blog também pode ser um espaço de divulgação da empresa, mostrando como a equipe trabalha e como os produtos ou os serviços oferecidos podem ser úteis.
Utilização das redes sociais
As redes sociais passaram a ser os locais em que as pessoas mais gastam o seu tempo enquanto estão conectadas. Diante dessa informação, é evidente que a empresa precisa estar presente nessas redes.
Assim, existem diversos canais de comunicação e a área de TI pode utilizá-los para divulgação de conteúdos, e também para práticas de aproximação com o cliente. Mas, as mídias sociais acabam dando essa sensação de proximidade, fazendo com que a confiança no produto ou marca aumente ainda mais.
Para que isso aconteça será preciso criar estratégias de engajamento nas redes e também fazer um bom estudo do público-alvo.
Estratégias de e-mail marketing
O e-mail também será uma fonte de divulgação. Ou seja, por meio dele será possível levar informação relevante ao público. Assim, o e-mail marketing será uma forma de manter os possíveis clientes envolvidos e interessados na sua empresa.
Deve-se então criar um calendário de envio, onde os temas serão definidos previamente, pois a ideia é que a informação chegue até as pessoas para criar uma conexão. Assim, após a ligação feita, será mais fácil e eficiente oferecer os serviços prestados.
É preciso então ter uma lista de e-mails de potenciais clientes e isso pode ser feito de diversas formas, tais como: oferecer um e-book gratuito, minicursos e até um cadastro para que a pessoa receba frequentemente as principais notícias do mercado de TI.
Principalmente, lembrando que essa estratégia deve servir tanto para captação de e-mails tanto para conhecer melhor o seu público.
Técnicas de automação de marketing digital
Mas além do marketing de conteúdo, também é importante explorar a automação dos processos. Ou seja, eles farão um gerenciamento do público-alvo que já tem um interesse em consumir o que a empresa de TI tem a entregar.
Veja alguns exemplos:
Marketing Digital para TI: SEO
Assim, a criação do blog, citada anteriormente, deve ser realizada com a utilização de técnicas de otimização. Elas serão essenciais para que as pessoas possam encontrar o conteúdo desenvolvido e então consumir o que é dado.
Assim, uma forma de isso acontecer é por meio das técnicas de SEO (Search Engine Optimization). Ou seja, serão feitas estratégias de buscas de palavras-chaves, estruturação de textos e também a realização de boas práticas técnicas. Por isso, a junção de todas essas ações fará com que o site ganhe autoridade perante o Google, aumentando as chances de atrair visitantes. Mas, vale ressaltar que os resultados são em longo prazo, porém eficientes.
Marketing Digital para TI: Google e Facebook Ads
Principalmente, as mídias pagas são anúncios feitos em diversas redes ou mecanismos de busca, com a finalidade de entregar o conteúdo, de forma rápida e direito ao público-alvo especificado. Então a empresa deverá investir um valor para que a divulgação aconteça.
Assim, a vantagem é que é possível fazer uma boa segmentação, direcionando a publicidade para quem realmente tem interesse. É bom saber que esses anúncios pagos devem ser feitos por meio de muito estudo, pois, por mais que o investimento pareça baixo, é possível que um planejamento inadequado faça com que o anunciante perca dinheiro.
Além disso, essa ferramenta de marketing também é uma ótima fonte de coleta de dados, pois será possível entender qual tipo de público tem mais chances de gerar conversão. Lembrando sempre que essas informações podem ser utilizadas em outras estratégias.
Quais empresas trabalham com o marketing digital para TI?
Agora está muito claro a importância e os benefícios do marketing digital para TI. Então, o próximo passo será buscar uma empresa que realiza esse tipo de trabalho. Você pode estar se perguntando: mas eu não posso realizar todo o trabalho sozinho? A resposta é sim, porém, não é recomendado.
É preciso muito estudo para que as estratégias sejam moldadas para o sucesso digital, então, o ideal é buscar empresas especializadas que realizam esse serviço. Por isso, já existem agências que fazem todo o direcionamento dos processos de marketing digital e são elas que os interessados devem procurar.
Assim, a Exxacta Digital trabalha no desenvolvimento de todo o planejamento de marketing e é voltada para profissionais de TI e de demais áreas que desejam ter lucros com a internet. Além disso, a equipe é formada por profissionais que possuem anos nesse mercado, dando a garantia de um investimento com alta possibilidade de retornos positivos.